Notícias
 
Lula critica tentativas de criminalizar a esquerda no Brasil e no mundo
Para ele, há uma tentativa de criminalizar os setores de esquerda em vários países do mundo e aqui no Brasil isso é muito forte
06/10/2015


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, durante evento realizado no Instituto Lula na segunda-feira (5), o avanço de setores conservadores da sociedade contra os governos e os movimentos de esquerda no Brasil e em outros países.

“Estou vendo que as coisas estão ficando mais delicadas, mais agressões, mais críticas. Há uma tentativa de criminalizar os setores de esquerda em vários países do mundo e aqui no Brasil isso é muito forte”, afirmou o ex-presidente.

“Estou percebendo que há um avanço dos setores conservadores. Há um avanço, há mais agressividade, mais determinação de tentar fazer que esse ciclo progressista vá deixando de existir”, complementou, ao lado do vice-presidente da Bolívia, Álvaro García Linera, durante o evento ‘Bolívia: Dez anos de transformações políticas, étnicas e sociais’.

Como exemplo, Lula citou a eleição de 2014, “muito dura e agressiva”. “No Chile, a Michelle Bachelet está passando por momentos difíceis. Você sabe quantas agressões a companheira Cristina sofreu na Argentina”, relacionou.

Lula disse que o poderia ter contribuído mais na articulação com outras siglas de esquerda na América Latina. “Nós não cumprimos aquilo que nós deveríamos cumprir. Acho que não utilizamos bem a nossa passagem pelo governo para transformar o sucesso que nós tivemos aqui no Brasil em sucesso de relação de política internacional”.

Ele defendeu uma maior união entre os movimentos de esquerda da região. “É preciso começar a trabalhar a possibilidade de criar um instrumento para que a gente pudesse juntar as forças de esquerda na América do Sul para ir construindo uma ação política para enfrentar o momento de adversidade que vivemos”, sugeriu.

 

 

Fonte: Agência PT de Notícias

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia