Notícias
 
CNM/CUT participa de atos do 8 de janeiro em defesa da democracia
Sindicato se uniu a movimentos sociais que ocuparam as ruas para relembrar a tentativa de golpe de estado no início do ano passado
10/01/2024


CNM/CUT


Os metalúrgicos e metalúrgicas CUTistas estiveram presentes nos atos em defesa da democracia que ocuparam as ruas brasileiras nesta segunda-feira, 8 de janeiro. A data marca um ano da tentativa frustrada de militantes de extrema direita, apoiadores do ex-presidente inelegível Jair Bolsonaro, de dar um golpe de Estado.

 

Há um ano, os golpistas invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes, em Brasília, destruindo de forma bárbara vários bens públicos. Desde então, mais de mil golpistas foram detidos, alguns ainda estão ainda na cadeia e as investigações da polícia e do judiciário estão em curso para punir os mentores e insufladores do movimento antidemocrático.

 

Presente nos atos, o presidente da CNM/CUT, Loricardo de Oliveira, afirma que a data é importante para a classe trabalhadora pois a luta dos trabalhadores foi fundamental para defesa da democracia em momentos decisivos da história do país.

 

“O golpe de estado que se pretendia dar em 8 de janeiro de 2023 foi derrotado pela expertise brasileira na defesa da democracia e os trabalhadores são parte importante disso. E é por este motivo que a CNM/CUT está nas ruas e olhando o futuro, olhando os direitos, o trabalho, a renda, o emprego e tudo isso só virá com a participação dos trabalhadores na sociedade, no governo, na defesa das instituições democráticas”, disse o dirigente.

 

Democratas pelo Brasil

As manifestações começaram nas primeiras horas do dia em cidades como Salvador, Campina Grande, João Pessoa, Fortaleza, Recife e Brasília. Na capital federal, os manifestantes acompanharam o ato oficial conjunto dos três poderes, que contou com a presença dos principais líderes do país.

 

Mais tarde, cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belo Horizonte marcaram seus atos por volta das 17h. Muitas entidades se engajaram na luta pela democracia. Entre elas, a Central de Movimentos Populares (CMP), as frentes Povo sem Medo e Brasil Popular, além da União Nacional dos Estudantes (UNE) e organizações sindicais.

 

Escrito por: Redação CNM/CUT, com informações da Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia