Conta de luz vai doer menos no bolso do trabalhador
Para as fábricas, redução pode chegar a 32%
25/01/2013
Atendendo a promessa do governo Dilma, que anunciou a redução das contas de luz, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou no dia 24 de janeiro os índices de desconto que cada distribuidora de energia elétrica repassará aos seus clientes residenciais. Das três concessionárias de maior atuação na região, a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) oferecerá a menor queda nos valores das tarifas: 18,13%. Já AES Sul e a Rio Grande Energia (RGE) estão entre os maiores descontos do país: 23,62% e 22%, respectivamente. A população da maioria das cidades que compõem o Vale do Sinos (AES/Sul) terá a segunda maior redução do país na conta de luz, perdendo apenas para os clientes da distribuidora Nova Palma Energia, que atende 14,5 mil unidades consumidoras em nove cidades da região central do Rio Grande do Sul.
Ainda segundo a Aneel, o desconto médio em todo o país será de 20,2% e o mínimo, 18%. Para os consumidores de alta tensão (grande utilizadores de energia elétrica, como as fábricas metalúrgicas, por exemplo), o desconto pode chegar a 32%. O efeito dessas reduções é estrutural, ou seja, promoverá uma mudança permanente no nível das tarifas, pois retira definitivamente custos que compunham as tarifas anteriores. A Aneel também explica que estabelece uma tarifa diferente para cada distribuidora em função das peculiaridades de cada concessão.
As novas tarifas começaram a valer a partir do dia 25 de janeiro. Assim, um consumidor que tem sua leitura feita no dia 10 de fevereiro, por exemplo, teria no mês, metade de sua energia faturada pela tarifa antiga e a outra metade pela nova tarifa. A partir de 25 de fevereiro todas as contas já perceberão os benefícios completos da tarifa reduzida.
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato
Não quero mais participar
Veja Também
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.