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Entenda por que Bolsonaro e Temer são os culpados pela alta dos combustíveis Disparada nos preços dos combustíveis começou com Michel Temer que atrelou valor do petróleo ao dólar. Jair Bolsonaro, além de manter essa política, vende refinarias e quer privatizar a Petrobras 13/09/2021 CUT Uma mulher ao abastecer o carro notou que o gerente de um posto de combustíveis de Vilha Velha (ES) reajustava o valor do litro da gasolina no exato momento em que ela estava enchendo o tanque. A consumidora teve de pagar R$ 6,17 pelo litro da gasolina e não R$ 6,07, preço que havia sido informada minutos antes. O caso ocorreu no último dia 8, quando motoristas correram aos postos com medo de desabastecimento por causa do bloqueio de caminhões nas estradas federais no estado. O que parece surreal, relembrando os anos 1980 quando as maquininhas de remarcar preços nos supermercados não paravam de trabalhar, é o retrato do Brasil de hoje, sob o comando do presidente Jair Bolsonaro (ex-PSL). O PortalCUT ouviu especialistas para entendar e explicar de maneira simples e direta por que Bolsonaro e Michel Temer (MDB-SP) são os culpados pela alta dos combustíveis. Antes é preciso entender que o país está refém de um presidente que não trabalha para conter a inflação, em parte causada pelos reajustes constantes dos combustíveis, e ainda tenta jogar a culpa pela incompetência de sua administração acusando os governadores pela alta do produto. Para completar, de forma irresponsável e sem compromisso com os brasileiros, pensando apenas em seu projeto pessoal de poder, incentiva o fechamento de estradas por caminhoneiros, com o apoio de empresários do agronegócio. O fato é que tanto Bolsonaro quanto Michel Temer (MDB-SP) são responsáveis pelo litro da gasolina estar custando em média no país, R$ 6,00. Em algumas cidades, o litro da gasolina chega a R$ 7,00. Somente neste ano, de janeiro a setembro, o preço da gasolina subiu nas refinarias 52% e para o consumidor, 39%. Já o diesel nas refinarias subiu 29% e nas bombas o reajuste chegou a 25%. De dezembro de 2015 a setembro de 2021, a gasolina aumentou em média 65%. Foi de R$ 3,64, em média, no governo Dilma Rousseff (PT), para R$ 6,00 no governo Bolsonaro. A pesquisadora do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Ineep),Carla Ferreira, esclarece, no entanto, que não se pode deixar de levar em consideração a inflação do período. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Ampliado (IPCA/IBGE), no período de 01/12/2015 a 31/08/2021 (setembro ainda não está disponível) é de 32,03%. Ou seja, ainda assim a gasolina foi reajustada acima da inflação. Entenda as principais causas dos constantes aumentos Carla Ferreira, explica que a principal causa é a Política de Preços Internacionais (PPI) , que impacta em toda cadeia produtiva e de distribuição da Petrobras. Foi no governo Temer, em outubro de 2016, cinco meses após o golpe contra Dilma, que foi instituída a política de preços internacionais e iniciado o desmonte da Petrobras, com reflexos negativos para o consumidor até hoje. Bolsonaro nada fez para acabar com essa política, muito ao contrário, faz esforços para privatizar a estatal, o que gerará ainda mais prejuízos aos brasileiros. Resumindo, Temer criou o "monstro" e Bolsonaro o alimenta com o suor dos brasileiros.
O que é a Política de Preços Internacionais (PPI) A PPI consiste em reajustar os preços dos combustíveis de acordo com o valor do barril de petróleo que tem a sua variação no preço internacional, cotado em dólar. “Com a pandemia em 2020, o preço caiu, mas com a retomada da atividade econômica, o momento é de alta no valor do barril de petróleo, e o consumidor hoje está pagando duas vezes, pelo dólar e pela desvalorização do real frente à moeda norte-americana”, diz Carla. Vendas das refinarias da Petrobras Essa combinação criou um ambiente de pressões para que a Petrobras passasse a praticar então uma política de paridade com os preços de importação. Na prática a Petrobras se concentrou muito mais na exploração e produção e exportação de óleo cru do que no refino e na agregação de valor que o refino traz para esse conjunto de atividades. “Houve desmobilização da produção nas refinarias, e a Petrobras ao optar por exportar óleo cru abriu o mercado para empresas estrangeiras que têm interesse em encontrar derivados de petróleo a preços internacionais, por isso pressionam para que essa política seja mantida, pois gera mais lucro para elas”, explica a pesquisadora do Ineep. A política de preços da Petrobras é um movimento mais amplo. Quando você abre a importação e a venda para o mercado privado, começa o processo de venda das refinarias, que se tornam atrativas para os investidores internacionais - Carla Ferreira
Em dezembro de 2015, no governo Dilma os preços médios no país eram: Gasolina: R$ 3,64 Diesel: R$ 3,31 Etanol: R$ 2,67
Na última semana de setembro de 2016, semanas antes do início da política de preços internacionais, os valores eram os seguintes: Gasolina: R$ 3,65 Diesel: R$ 3,15 Etanol R$ 2,55
Em dezembro de 2017 sob o governo Temer os preços eram: Gasolina: R$ 4,10 Diesel: R$ 3,46 Etano l: R$ 2,91
Já na primeira semana de setembro deste este ano no governo Bolsonaro, os preços médios são os seguintes: Gasolina R$ 6,00 Diesel: R$ 4,69 Etanol: R$ 4,61
*Fonte da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Composição de impostos federais e estaduais nos preços da gasolina e do diesel Os impostos federais Cide, Pis /Pasep e Cofins equivalem a 11,4%, no caso da gasolina. Já sobre o diesel o valor da taxação estadual vai de 12% a 25%, e a média fica em 16,2%. Os impostos federais sobre o diesel correspondem a 7%. Etanol Outras composições de preços Já na gasolina entra na composição, o valor do etanol anidro que equivale a 17,2% do preço final. Índices da revenda dos postos e da Petrobras No diesel, a distribuição e revenda correspondem por 9,6% do preço do produto. A realização da Petrobras 53%. O ICMS corresponde a 16,2% e o Cide, Pis/Pasep e Cofins por 7% do valor final do produto.
Fonte: CUT Veja também |