Reforma Trabalhista: homologação nos sindicatos é garantia para todos
.
24/07/2018
Em caso de homologação na empresa, denuncie ligando: 3371.9000
Com a nova lei trabalhista, a rescisão dos contratos de trabalho com mais de um ano não passará mais obrigatoriamente pela revisão/homologação nos sindicatos. A mudança, que promete desburocratizar o processo rescisório e agilizar o levantamento do FGTS e do seguro-desemprego, pode resultar no aumento dos erros de cálculos, que hoje são revisados e corrigidos pelo sindicato. Também, acarreta grande insegurança jurídica às empresas.
Para o Dr. Manoel, do escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, a conferência feita pelos sindicatos é a garantia de que os valores correspondem ao que era devido ao trabalhador, sem que ele precise recorrer a um advogado ou contador, por conta própria. “Antes da Reforma Trabalhista, o Sindicato garantia a espinha dorsal dos pagamentos e direitos rescisórios, sem causar custos à classe trabalhadora”. Em relação às empresas, a Dra. Lídia Woida, também advogada do escritório que assessora o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, afirma que a quebra deste processo gera insegurança jurídica. “A homologação na entidade sindical também garante que o valor da rescisão foi entregue ao trabalhador, com a revisão e aprovação do Sindicato”, afirma Woida. Desta forma, a possibilidade de se gerar processos por erros nos cálculos rescisórios é reduzida em grande escala.
O diretor João Massena comenta que há empresas realizando a recisão e pagando em mais de 12 vezes. “A homologação ser realizada fora do Sindicato deixa classe trabalhadora desamparada, pois muitas vezes o trabalhador conhece seus direitos, ou não tem coragem de contestar o patrão, e acaba sendo prejudicado”, comenta.
O Sindicato reforça que a vigência da Lei 13.467/17 não impede a homologação, mas sim, tira a obrigatoriedade deste processo junto aos Sindicatos. No entanto, a entidade reforça que a categoria metalúrgica de Porto Alegre deve continuar utilizando desta ferramenta para garantir maior segurança no ato de desligamento da empresa.
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato
Não quero mais participar
Veja Também
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.