Notícias
 
Sexta-feira marcada por protestos contra a PEC-55 e a retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários
.
11/11/2016


Em porto Alegre, o Dia Nacional de Greves e Mobilizações encerra com um grande ato na Esquina Democrática, às 18h


Milhares de manifestantes do Brasil realizaram desde a madrugada desta sexta-feira protestos do Dia Nacional de Mobilização contra a PEC 55, que congela investimentos em saúde, educação e assistência social por 20 anos e que já está em tramitação no Senado. As manifestações também são contra a retirada de direitos sociais, trabalhistas e previdenciários propostos pelo governo golpista de Michel Temer, que agora paga para a classe patronal o apoio ao processo que afastou Dilma e deu para ele, de mão beijada, sem votos, a presidência da República.

Aqui na Região Metropolitana de Porto Alegre, os sindicatos metalúrgicos fizeram atos em frente à importantes empresas da categoria, como a KLL (Alvorada), Parker (Cachoeirinha), Oderich (Eldorado do Sul), Agco, GE e Midea Carrier (Canoas), Gerdau (Sapucaia do Sul), entre outras, para alertar e conscientizar a classe trabalhadora sobre os retrocessos impostos pelos poderes Executivo (governo), Legislativo (Congresso Nacional) e Judiciário (STF), entre os quais a reforma da Previdência, o desmonte da CLT, a terceirização sem limites, a PEC 55, as privatizações, a entrega do pré-sal e a reforma o Ensino Médio, entre outros.


Oderich, em Eldorado 


Empresa KLL, em Alvorada

A grande mídia, como sempre, pouco falou sobre os objetivos desta mobilização nacional. Preferiu dar destaque à ação da polícia na repressão aos militantes que bloqueavam estradas e garagens de ônibus, aos transtornos que as mobilizações geraram no início da manhã e aos prejuízos causados à população e às empresas.

A CUT/RS - uma das entidades promotoras das manifestações - protestou contra a ação da polícia, que violentamente, reprimiu as manifestações ordeiras e pacíficas. Para a central, falta segurança pública no Rio Grande do Sul para a população, mas não para atender empresas de ônibus de Porto Alegre e reprimir manifestações. Tropas de choque da Brigada Militar jogaram bombas de gás e usaram spray de pimenta em frente às garagens para liberar a circulação dos veículos. "Enquanto quase não se vê brigadianos nas ruas e nos bairros para prevenir assaltos e proteger a população, vimos hoje dezenas de policiais nas garagens de ônibus, atirando bombas de gás para dispersar trabalhadores e impedir que os rodoviários também pudessem se manifestar contra os retrocessos para evitar a perda de direitos. "Os policiais, que estão sofrendo com o novo parcelamento de salários, deveriam estar do lado dos demais servidores públicos e da classe trabalhadora, ao invés de proteger os interesses do governo Sartori e Temer e dos empresários”, afirmou o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

Em porto Alegre, o Dia Nacional de Greves e Mobilizações encerra com um grande ato na Esquina Democrática, às 18h, seguido de uma caminhada pelas ruas do centro da capital gaúcha.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia