Notícias
 
Movimentos sociais se mobilizam contra o golpe em todo o país no dia 16 de dezembro
Mais de 480 personalidades, artistas e intelectuais assinam o Manifesto em Defesa das Instituições Democráticas
11/12/2015


Um coletivo nacional dos 66 movimentos sociais reunidos em torno da Frente Brasil Popular convoca o povo brasileiro para uma grande mobilização contra a tentativa de golpe político, orquestrada pela direita. Os protestos acontecerão nesta quarta-feira, 16 de dezembro, em todo o país.

De acordo com a Frente, setores golpistas da direita, por meio de um grupo de parlamentares, liderados pelo deputado federal Eduardo Cunha, do PMDB/RJ, estão articulando o impeachment da presidenta da República, Dilma Rousseff, do PT. Outra bandeiras das mobilizações são: a cassação do mandato de Cunha, acusado por corrupção e desvio de dinheiro público e o fim do ajuste fiscal promovido pelo governo federal.

"O povo brasileiro, por meio das centrais sindicais, dos movimentos populares, dos estudantes, das organizações de juventude, mulheres, negros, LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais], indígenas, pastorais das igrejas, a intelectualidade democrática, vem se pronunciando contra o impeachment. Somam-se amplos setores democráticos da sociedade civil, do mundo religioso, jurídico, intelectual e cultural do país”, assinala a Frente.

O Coletivo esclarece que é contra o impeachment porque sobre a presidenta Dilma Rousseff não paira nenhuma acusação ou suspeita de crime, desonestidade ou ilegalidade. Não há qualquer fato ou decisão da presidenta que possa ser considerado crime de responsabilidade. E, sem crime de responsabilidade, não existe motivo para o impeachment. Também se mobilizam contra porque estariam pretendendo afastar a presidenta para revogar as conquistas e os direitos do povo, destruir e privatizar a Petrobrás, e submeter o Brasil aos interesses imperialistas.

"Somos contrários ao impeachment, porque sabemos das motivações criminosas do deputado Eduardo Cunha. Dono de contas bancárias na Suíça, onde estão depositados vários milhões de reais, dinheiro de origem ilícita, Cunha quer que a oposição o proteja da cassação, em troca do que promete manipular o processo de impeachment e cassar o mandato legítimo da presidenta Dilma”, assinala o comunicado da Frente.

Para os movimentos sociais, "os que pretendem substituir Dilma Rousseff” devem disputar as próximas eleições presidenciais, em 2018. É isto o que pensariam os setores da oposição, que também são contrários ao impeachment. "Para derrotar os golpistas, apoiar os democratas convictos e convencer os indecisos, a Frente Brasil Popular conclama cada brasileiro e cada brasileira a se engajar na jornada nacional de lutas Em defesa da democracia, Não vai ter golpe!”

O MST [Movimentos dos Sem Terra], CUT [Central Única dos/as Trabalhadores/as], MTST [Movimento dos Sem Teto], CTB [Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil], UNE [União Nacional dos Estudantes], Intersindical e Conen [Coordenação Nacional de Entidades Negras] são algumas das organizações que puxam a convocatória.

Em São Paulo, o ato acontecerá, a partir das 17h, na Avenida Paulista. Os manifestantes seguirão em caminhada até a Praça da República. De acordo com os organizadores, também será realizada uma grande manifestação em Brasília.


Personalidades assinam manifesto

Cerca de 480 personalidades, artistas e intelectuais assinam o Manifesto em Defesa das Instituições Democráticas, criticando as manobras políticas realizadas na tentativa de destituir a presidenta Dilma Rousseff. Entre os signatários destacam-se: o cineasta Luiz Carlos Barreto, os cantores e compositores Chico Buarque e Chico César, os atores Wagner Moura, Osmar Prado, Henri Castelli, Marcos Frota e Tássia Camargo.

Eles afirmam que repudiam "a tentativa de golpe imposta por Eduardo Cunha, por não haver elementos que fundamentem esta atitude, a não ser pelo desespero de quem não consegue explicar o seu comprovado envolvimento com esquemas espúrios de corrupção. Não se trata neste momento de aprovar ou reprovar a administração nem a forma como a Presidenta da República governa, mas defender a legalidade e a legitimidade das instituições do nosso país”.

A ideia é entregar o manifesto também nesta quarta-feira,16, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, ao presidente do Congresso, senador Renan Calheiros, e à presidenta Dilma. A escolha da data de entrega é para unificar o ato com a ação dos movimentos populares, que ocorrerão no mesmo dia.

O Brasil de Fato também listou a opinião de alguns artistas e intelectuais que se pronunciaram recentemente sobre o momento político que vive o Brasil:

Tonico Pereira, ator: "Minha profissão e minha curiosidade sempre me levaram a entender o ser humano. Eu me orgulho muito desse tipo de estudo. Talvez por tentar entender o ser humano é que eu não entenda o Cunha, por exemplo. Ele talvez não seja humano”.

Fernando Morais, escritor: "Nós temos que deixar absolutamente claro que no golpe não levam. Só levam no voto. Seja golpe paraguaio ou hondurenho, não importa. Só mudam o projeto de Nação, com o qual nós estamos comprometidos, no voto. Na "mão grande" [com trapaça] nós não permitiremos”.

Gregório Duvivier, ator: "Um impeachment orquestrado por Eduardo Cunha, que beneficia Michel Temer, é como um pênalti marcado pelo Eurico Miranda em favor do Vasco. Se não é certo, certamente, não é justo, e menos ainda sensato”.

Gilberto Gil, cantor: "Não haverá impeachment. Não há razão, nem clima. Dilma vai concluir o seu mandato. É natural que conclua”.

Leonardo Boff, teólogo e escritor: "É vergonhoso que a Câmara seja presidida por uma pessoa sem qualquer vinculação com a verdade e com o que é reto e decente (...) Mais vergonhoso ainda é ele, cinicamente, presidir uma sessão, na qual se decide a aceitação do impedimento de uma pessoa corretíssima e irreprochável [ou seja, impecável] como é a presidenta Dilma Rousseff”.

Marilena Chauí, professora e filósofa: "Independentemente das limitações das ações desses últimos governos, foi nessa direção que se caminhou. Na direção de um espaço público republicano e de um espaço democrático de direitos. É isso que se quer frear”.

 

 

Mais de 480 personalidades assinam manifesto contra golpe

O texto repudia a tentativa de golpe imposta por Eduardo Cunha, por não haver elementos que fundamentem esta atitude, a não ser pelo desespero de quem não consegue explicar o seu comprovado envolvimento com esquemas.

Da Página do MST

Mais de 480 personalidades, artistas e intelectuais assinaram o Manifesto em Defesa das Instituições Democráticas, criticando as manobras políticas realizadas na tentativa de destituir a presidenta Dilma Rousseff.

O cineasta Luiz Carlos Barreto, os cantores Chico Buarque e Chico César, os atores Wagner Moura, Osmar Prado, Henri Castelli, Marcos Frota e Tássia Camargo são algumas das pessoas que assinam a carta.

Eles afirmam que vem “a público repudiar a tentativa de golpe imposta por Eduardo Cunha, por não haver elementos que fundamentem esta atitude, a não ser pelo desespero de quem não consegue explicar o seu comprovado envolvimento com esquemas espúrios de corrupção. Não se trata neste momento de aprovar ou reprovar a administração nem a forma como a Presidenta da República governa, mas defender a legalidade e a legitimidade das instituições do nosso país”

A ideia é entregar o manifesto na próxima quarta-feira (16) ao Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ao Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, ao Presidente do Congresso, Senador Renan Calheiros, e à Presidenta Dilma Rousseff.

A escolha da data de entrega é para unificar o ato com a ação de diversos movimentos populares que ocorrerão no mesmo dia, quando realizarão um ato nacional contra o impeachment e o ajuste fiscal e pelo fora Cunha.

 

 

MANIFESTO EM DEFESA DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS

O Brasil vive um momento histórico em que a legalidade e as instituições democráticas são testadas, o que exige opinião e atitude firme de todos e todas que têm compromisso com a democracia.

Desde as eleições de 2014, vivemos um grande acirramento político que permeia as mais diversas relações humanas e sociais.

Essa situação ganhou novos ingredientes a partir da eleição de Eduardo Cunha para a presidência da Câmara dos Deputados e, de forma especial, após este ser denunciado pelo Ministério Público Federal por seu envolvimento em atos de corrupção, possuindo contas bancárias no exterior e ocultando patrimônio pessoal.

Absolutamente acuado pelas denúncias, pelas fartas provas do seu envolvimento em atos ilícitos e enfrentando manifestações em todo Brasil contra a agenda conservadora e retrógrada do ponto de vista de direitos que lidera, Cunha, que já não tem mais nenhuma legitimidade para presidir a Câmara, decidiu enfrentar o Estado Democrático de Direito.

A aceitação de um pedido de impedimento da Presidenta da República no momento em que avança o processo de cassação do deputado é uma atitude revanchista que atenta contra a legalidade e desvia o foco das atenções e das investigações.

Neste sentido, viemos a público repudiar a tentativa de golpe imposta por Eduardo Cunha, por não haver elementos que fundamentem esta atitude, a não ser pelo desespero de quem não consegue explicar o seu comprovado envolvimento com esquemas espúrios de corrupção.

Não se trata neste momento de aprovar ou reprovar a administração nem a forma como a Presidenta da República governa, mas defender a legalidade e a legitimidade das instituições do nosso país.

Por outro lado, defendemos o cumprimento do Regimento da Câmara dos Deputados e da Constituição Federal, ambos instrumentos com fartos elementos que justificam a cassação do mandato de Eduardo Cunha.

Caso contrário, toda a classe política e as instituições brasileiras estarão desmoralizadas, por manter no exercício do poder um tirano que utiliza seu cargo de forma irresponsável para manutenção dos seus interesses pessoais.

Apelamos às e aos parlamentares, ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal, autoridades cuidadoras da sanidade da política e da salvaguarda da ordem democrática num Estado de Direito, sem a qual mergulharíamos num caos com consequências políticas imprevisíveis. O Brasil clama pela atuação corajosa e decidida de Vossas Excelências.

Não aceitamos rompimento democrático! Não aceitamos o golpe! Não aceitamos Cunha na presidência da Câmara dos Deputados!


Brasil, dezembro de 2015.


Assinam este manifesto (em ordem alfabética):
Abdias Vilar de Carvalho – Sociólogo
Adelaide Maria Coelho Baeta – Socióloga, Mestre em Ciência Política e Doutora em Engenharia de Produção
Adriana da Silva Bezerra – Psicóloga e Escritora
Adriana Marchiori – Fotógrafa
Adriano Luiz Duarte – Professor de História
Adroaldo Bauer Corrêa – Escritor
Alberto Schprejer – Editor e Sociólogo
Alexandre Fortes – Doutor em História, Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Alexandre Luiz Mate – Professor do Instituto de Artes da UNESP
Alice Ruiz – Poeta, Compositora, Tradutora e Professora
Alinka Lepine – Física, Professora Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Alipio Freire – Jornalista e Escritor
Álvaro César Nascimento – Jornalista
Alvaro Maciel – Compositor e gestor cultural
Ana Carolina Fabiano de Souza – Pedagoga
Ana Kruger – Música
Ana Kutner – Atriz e Produtora
Ana Maria Estela Caetano Barbosa – Educadora
Ana Maria Jacó-Vilela – Professora da UERJ
Ana Terra – Compositora e Escritora
Anamaria Martins Moreira – Professora
André J.L.A. Berten – Professor e Filósofo
André Rosa – Ativista Cultural
Andrea Maria Altino de Campos Loparic – Professora Sênior do Departamento de Filosofia/USP
Angela Maria Carneiro Araújo – Professora do Departamento de Ciência Política da Unicamp
Angela Santangelo – Jornalista
Anita Petry - Atriz
Antonio David Cattani – Doutor pela Université de Paris
Antonio José Alves Junior – Professor UFRuralRJ
Antonio Virgílio Bittencourt Bastos – Psicólogo, Professor Titular da Universidade Federal da Bahia
Arline Sydneia Abel Arcuri – FUNDACENTRO/MTPS
Artur Peregrino – Antropólogo, Pesquisador e Professor Universitário
Atelisa de Salles – Músico
Augusto Conde de Mello Souza – Advogado
Áurea Emília da Silva Pinto – Educadora Popular - ANEPS-RN
Aytan M. Sipahi – Médico
Bagre Fagundes – Músico
Beatriz Helena Marão Citelli – Professora
Beatriz Prado – Historiadora e Educadora
Benjamin Prizendt – Professor
Berenice Ribeiro Machado – Empresária
Bernardo Buarque de Hollanda – FGV-CPDOC-Escola de Ciências Sociais
Beth Carvalho – Cantora e Compositora
Bia Werther – Fotógrafa, Cineasta e Artista Visual
Biel Rocha – Secretário de Estado Adjunto dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais
Bruno Konder Comparato – Cientista Político e Professor da Unifesp
Bruno Monteiro – Jornalista e Militante de Direitos Humanos
Caio Riter – Escritor e Professor
Camila Lanes – Presidenta da União Brasileira de Estudantes Secundaristas
Carina Vitral – Presidenta da União Nacional dos Estudantes
Carla de Carvalho – Pedagoga, Membro da Coordenação Executiva do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
Carla Joner – Produtora Cultural
Carlos Augusto Abicalil – Professor, Diretor Geral de Educação e Cultura da OEI
Carlos da Fonseca – MPA/Harvard Kennedy School
Carlos Eduardo de Souza Leite – Engenheiro Agrônomo, integra o Movimento Agroecológico Brasileiro
Carlos Eduardo Fernandez da Silveira – Economista
Carlos Gerbase – Cineasta e Professor
Carlos Magno – Jornalista e Presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais
Carlos Scomazzon – Jornalista
Carmen Da Poian – Psicanalista
Carol Menezes – Estudante de Publicidade
Ceci Juruá – Economista
Céli Regina Jardim Pinto – Doutora em Ciência Política, Professora da UFRGS
Célia Firmo – Administrador, Sertaneja e Feminista
Celso Henrique de Figueiredo – Professor da UERJ
Celso Nespoli Antunes – Médico Veterinário
Cesar Kuzma – Teólogo e Professor da PUC-Rio
Cesar Sabino – Sociólogo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro –Unirio/Departamento de Estudos Políticos
Charles Pessanha – Professor de Ciência Política, UFRJ
Chicão Dorneles – Músico
Chico Buarque – Cantor, Compositor e Escritor
Chico César – Músico
Chico Diaz – Ator
Christian Theodor Gillis – Teólogo
Cibele Azevedo Correa – Arquiteta
Cibele Azevedo Correa – Arquiteta e Servidora Pública Estadual
Clara Strauss – Professora
Claudete Maria Miranda Dias – Historiadora – UFPI
Claudia Tajes – Escritora
Claudio Sander – Músico
Claudio Vereza – Ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo
Claudisseia Santos – Artista
Clayton Mariano – Ator
Clayton Mendonça Cunha Filho – Professor Doutor de Ciência Política – Universidade Federal do Ceará
Cleinton R. P. Souza – Teólogo e Sociólogo
Cleuza Maria da Cunha Bettoni – Professora Universitária
Constança Hertz – Psicanalista
Cristiane Costa de Jesus – Pedagoga, Analista Social, Assessora das Comunidades Eclesiais de Base de Cuiabá/MT
Cristina Guedes - Psicóloga, Professora Aposentada da Faculdade de Medicina da UFMG
Cristina Pereira – Atriz
Cristina Vieira Santos Perrone – Psicóloga
Daisy Viola – Artista Plástica
Daniel Becker Denovaro – Ator, Psicólogo e Doutor em Artes Cênicas
Daniel Guerra – Músico e Produtor Cultural
Daniel Mello – Cantor
Daniel Mello – Publicitário
Daphne Rattner – Professora Universitária
Deise Maria Fernandes Mendes – Psicóloga e Professora
Demian Moreira Reis – Ator, Palhaço e Diretor de Teatro
Denis Padilha – Profissional de TI
Denizeli Cardoso – Atriz, Cantora e Produtora
Ding Musa – Artista
Dinorah Araújo – Atriz
Diogo de Carvalho Pedrosa – Analista de TI
Dira Paes – Atriz
Dóris de Arruda C. da Cunha – Professora
Doris Rinaldi – Psicanalista e Professora Universitária
Drielle da Silva Pereira – Professora de História\Mestranda em Estudos Estratégicos-UFF
Edna Ponciano – Professora Adjunta Instituto de Psicologia / UERJ
Eduardo Kraemer – Diretor de Teatro e Iluminador
Eduardo Pereira Nunes – Economista, Consultor e Professor da FGV
Eduardo Safons Soares – Engenheiro Agrônomo
Eduardo Tornaghi – Ator e Poeta
Eduardo Veras – Historiador da Arte e Professor
Elaine Maritza – Editora
Eliane Faccion – Jornalista
Elina Pessanha – Professora da UFRJ
Elisa Arreguy Maia – Psicanalista
Elizabete Rodrigues Oliveira – Doutoranda em História
Elizabeth Dezouzart Cardoso – Doutora em Geografia pela UFF e Pós-doutora em Urbanismo pelo Prourb/UFRJ
Eloisa Helena Santos – Professora Universitária
Emanoel Dias da Silva – Engenheiro Agrônomo, Assessor Técnico da ASPTA (Agricultura Familiar e Agroecologia)
Emerson Sbardelotti – Historiador e Teólogo
Emir Sader – Sociólogo, Cientista Político, Escritor e Professor
Ennio Candotti – Professora da Universidade Federal do Amazonas
Enrique Diaz – Ator e Diretor de Teatro e TV
Eny Moreira – Advogada
Eric Nepumoceno – Escritor
Erico Sampaio – Aposentado
Eva Teresa Skazufka – Médica Pediatra e Sanitarista da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo
Evaristo de Moraes Filho – Acadêmico, Jurista e Membro da Academia Brasileira de Letras
Evonete Belizário Mattos – Empresária e Produtora Cultural
Fabiana Rabelo dos Santos – Coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos de Juiz de Fora (MG)
Fabiano Nasi – Músico
Fabio de Sá e Silva – Pesquisador e Professor
Fábio Kerche – Cientista Político, Fundação Casa de Rui Barbosa
Fábio Konder Comparato – Professor Emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Fábio Lima Peixoto da Silva – Professor, Gestor Público e Secretário Executivo da Comissão da Verdade de Niterói
Fabricio Pereira da Silva – Professor Adjunto de Ciência Política da UNIRIO, Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF
Fania Fridman – Economista, Professora
Felipe Nepomuceno – Documentarista
Felipe Radiccetti – Compositor
Fernanda Medeiros – Professora Universitária
Fernando Corona – Músico
Fernando Dias Vieira Braga – Advogado
Fernando Scortuzzi Vilela – Analista de Sistemas
Floriano Godinho de Oliveira – Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Francis Hime – Compositor, Arranjador, Pianista e Cantor
Francisco de Assis Souza dos Santos – Professor
Francisco Menezes – Economista, Pesquisador do Ibase e Actionaid Brasil, ex-presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA)
Francisco Portugal – Professor
Gabriela Macedo – Psicóloga
Gaudêncio Fidélis – Historiador da Arte, Curador-Chefe da Bienal do Mercosul
Georgiana Goes – Atriz
Gervasio Rodrigo Neves – Professor Livre Docente da UFMG e Titular da UFRGS
Gianna Melo Barbirato – Professora da Universidade Federal de Alagoas
Gilvander Luis Moreira – Assessor da CPT e Doutorando da UFMG
Giovani Valério – Teatro
Gisele Cittadino – Professora PUC-Rio
Giselle Goldoni Tiso – Produtora Musical
Graça Medeiros – Astrologa, Escritora
Guaracira Gouvêa de Sousa – Professora e Pesquisadora em Educação
Guilherme Leite Gonçalves – Professor de Sociologia do Direito da UERJ
Guilherme Simões Reis – Cientista Político e Professor da Escola de Ciência Política da UNIRIO
Guto Leite – Escritor, Compositor e Professor de Literatura
Guto Vilaverde – Artista Plástico
Hebe Mattos – Professora da Universidade Federal Fluminense
Helenice Ciampi – Historiadora e Professora Universitária
Helenita M. Sipahi – Médica
Helion Póvoa Neto – Geógrafo, Professor da UFRJ
Heloísa Bueno de Moraes – Educadora
Henri Castelli – Ator
Ida Schrage – Terapeuta
Ildete Falcão – Professora
Ingrid Vorsatz – Professora Adjunta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Iraneidson Santos Costa – Professor de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Irma Maria D" Assunção Falqueto – Enfermeira
Isabel Lustosa – Historiadora, Pesquisadora da Fundação Casa de Rui Barbosa/FCRB
Isabel M. Sipahi – Designer
Ivan Machado – Músico
Ivo Lesbaupin – Sociólogo, Professor UFRJ
Ivo V. Pedrosa – Professor da Universidade de Pernambuco – UPE
Jacira Fagundes – Escritora e Artista Visual
Jackson Raymundo – Pesquisador, Mestre em Letras
Jacqueline Pinzon – Encenadora e Pesquisadora Teatral
Jacqueline Ribeiro Cabral – Arquivista e Historiadora
Janeslei Aparecida Albuquerque – Professora, Secretária de Formação da APP-Sindicato, Paraná e Secretária de Relação com os Movimentos Sociais da CUT Brasil
Jari da Rocha – Poeta e Professor
Jean Rodrigues Sales – Professor – UFRRJ
Jean Tible – Professor do Departamento de Sociologia da USP
Jeferson Roselo Mota Salazar – Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas
Jiddu Pinheiro – Ator
João Baptista Herkenhoff – Juiz de Direito aposentado (ES), Escritor, um dos fundadores e primeiro presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória
João Carlos Agostinho Prudêncio – Mestre Griô
João França – Ator
João Pedro Stédile – Economista, Coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra
João Ricardo Wanderley Dornelles – Advogado, Professor, Coordenador-Geral do Núcleo de Direitos Humanos da PUC/Rio e Membro da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro
João Sicsú – Economista e Professor da UFRJ
João Villaverde – Músico
Joceli Andriolli – Coordenação Nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens
Joelson Passos – Pedagogo
Jorge Antunes – Maestro
Jorge Eduardo Levi Mattoso – Professor Universitário – IE UNICAMP (ap.)
José Auri Pinheiro – Químico
José Carlos Asbeg – Cineasta
José Dari Krein – Professor e Pesquisador
José Juliano de Carvalho Filho – Economista, Professor da FEA-USP
José Luiz Menezes – Professor
José Moacir dos Santos – Pedagogo
José Oscar Beozzo – Padre, Teólogo e historiador – Ceseep
José Walter Lima – Cineasta e Artista Plástico
Josivaldo Pires de Oliveira – Professora Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Jozelia Regina Segabinazzi – Psicóloga
Juca Ferreira – Sociólogo e Ministro da Cultura
Juliana Neuenschwander Magalhães – Professora da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ
Juliano Barreto de Carvalho – Músico, Compositor e Ator
Juracy Andrade – Jornalista Aposentado
Jussara Cony – Poeta
Karla Galvão Adriao – Professor Adjunto de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco
Kátia Cilene do Couto – Professora na Universidade Federal do Amazonas
Ladislau Dowbor – Economista, Professor Titular da PUC-SP
Laís Chaffe – Escritora
Larissa Rosa Corrêa – Historiadora, Professora da PUC-Rio
Laura Celina Puccinelli de Lima – Pedagoga Aposentada
Leandro Cachoeira – Músico
Leila Jinkings – Jornalista e Documentarista
Lenini Bonotto Cabral - Analista de Sistemas e Empresário
Lenir Magalhães Boldrin – Produtor
Leo Maciel – Ator e Professor de Teatro
Leonardo Boff – Teólogo, Escritor e Professor
Leonardo Bruno – Maestro
Leopold Nosek – Psicanalista
Libania N. Xavier – Professora
Lídia Fabrício – Arquiteta e Artista Visual
Lígia Chiappini – Professora, Pesquisadora e Ensaísta, nas áreas de Teoria Literária, Literatura Brasileira, Literatura Comparada
Liliane Bejgel – Psicóloga
Geraldo Majela Gaudêncio Faria - Professor Dr. Associado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/UFAL-Maceió, Professor no Doutorado Cidades e no Mestrado Dinâmicas do Espaço Habitado (PPG-AU) - FAU/UFAL
Isaac Bernat – Ator, Diretor e Professor
Katia Martins – Psicóloga Aposentada
Katia Santorum – Psicóloga, Professora
Letícia Isnard – Atriz
Lincoln Secco – Professor da Universidade de São Paulo (USP)
Lourdes Lima Daou Vidal – Adminsitradora
Lúcia Bernardes – Psicóloga
Lucia Bronstein – Atriz
Lucia Ribeiro de Souza – Pesquisadora e Socióloga
Luciana Tomasi – Jornalista e Cineasta
Luciano Elia – Psicanalista e Professor Universitário
Luciene Alves da Silva Lima – Enfermeira
Lucinda Macedo – Psicóloga
Lucy Barreto – Produtora de Cinema
Lucy Soares – Oceanógrafa, Professora Universitária
Luis Augusto Fischer – Escritor e Professor da UFRGS
Luiz Alberto Cassol – Diretor Cinematográfico
Luiz Alberto Gómez de Souza – Escritor e Sociólogo
Luiz Antônio Timm Grassi – Engenheiro Civil e Bacharel em História
Luiz Carlos Barreto – Cineasta
Luiz Eduardo Achutti – Fotógrafo, Antropólogo e Professor
Luiz Fernando Lobo – Artista
Luiz Fernando Rojo – Antropólogo
Luiz Mariano Carvalho – Professor
Luiz Pinguelli Rosa – Físico, Diretor da COPPE/UFRJ
Maeve Jinkings – Atriz
Magda Biavaschi – Desembargadora Aposentada do TRT4, Pesquisadora no CESIT/IE/Unicamp
Mara Lúcia Paquelet Pereira – Arquiteta e Urbanista
Mara Márcia Grillo Peternella – Professora
Marcelino Freire – Escritor e Agitador Cultural
Marcelo de Barros Souza – Monge Beneditino e Teólogo. Assessor de Movimentos Sociais
Marcelo de Souza Magalhães – Professor da UNIRIO
Marcelo Delacroix – Músico
Marcelo Lellis – Professor e Autor
Marcelo Restori – Diretor de Teatro e Cineasta
Marcelo Santa Cruz – Advogado, Militante de Direitos Humanos
Marcelo Spalding – Escritor
Marcia Costa Rodrigues – Arquiteta e Arte-Educadora
Marcia Mansor D’Alessio – Professora da Universidade Federal de São Paulo
Marcia Miranda – Educadora Popular, Co-fundadora e Consultora do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis/RJ
Marcia Ribeiro Dias – Cientista Política, Professora da UNIRIO
Márcia Tiburi – Filósofa e Escritora
Marcio Borges – Compositor e Escritor
Márcio Faraco – Músico e Compositor
Marcio Petracco – Músico
Márcio Tavares – Historiador, Curador-Adjunto da Bienal do Mercosul
Marcio Tavares d" Amaral – Professor Universitário e Escritor
Marco António Augusto Pimentel - Agricultor Familiar, Presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de SP
Marco Lucchesi – Escritor e membro da Academia Brasileira de Letras
Marcos Frota – Ator
Margarete Moraes – Gestora Cultural
Margareth Diniz – Professora Adjunta de Psicologia da Universidade Federal de Ouro Preto
Mari Martinez – Cantora
Maria Amalia Pie Abib Andery – Professora Titular da PUC-SP
Maria Aparecida Baccega – Professora Universitária
Maria Aparecida Bridi – Socióloga, Professora e Pesquisadora em Sociologia do Trabalho
Maria Beatriz Afonso de Castro – Jornalista
Maria Cecília Velasco e Cruz – Professora Universidade Federal da Bahia
Maria Cristina Pessoa dos Santos – Médica
Maria da Graça Corrêa Jacques – Psicóloga
Maria de Lourdes de Cerqueira Antunes – Psicanalista
Maria de Nazareth Baudel Wanderley – Professora
Maria de Oliveira Soares – Produtora
Maria do Socorro Braga – Cientista Política
Maria Edlani de Oliveira Saraiva – Administradora Aposentada
Maria Elizabeth Sousa da Silva – Historiadora
Maria Elziclécia Ribeiro de Aquino – Engenheira
Maria Emília Lisboa Pacheco – Antropóloga, Assessora da FASE-Solidariedade e Educação e Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)
Maria Helena Arrochellas – Teóloga, Centro Alceu Amoroso Lima para Liberdade
Maria Helena Falcão Vasconcellos – Professora Universitária de Filosofia
Maria Inês Dias Vieira Braga – Militante da Renovação Cristã do Brasil e da Fraternidade Leiga Dominicana
Maria Isabel Pedrosa – Professora Universitária
Maria José Bechara – Professora do Instituto de Física da Universidade de São Paulo
Maria Lucia Lobo Pires – Funcionária Pública Federal Aposentada do TRT
Maria Lucia Seidl de Moura – Professora Universitária – UERJ
Maria Luiza Busse – Jornalista
Maria Luiza Martins Aléssio – Professora do Centro de Ciências Biológicas da UFPE
Maria Luiza Pires Ventura – Trabalhadora dos Correios, Militante de Movimentos Sociais
Maria Regina Maciel – Professora Universitária
Maria Valéria Rezende – Escritora e Religiosa
Maria Victoria de Mesquita Benevides – Socióloga
Maridalva Silva – Professora
Marilda Varejão – Jornalista
Marilena Chauí – Filósofa e Professora
Marilice Corona – Artista Visual e professora
Marilza de Melo Foucher – Geógrafa, Economista e Jornalista, Paris, França
Marisa Lopes da Rocha – Professora da Uerj
Marlene de Fáveri – Historiadora
Marlon de Almeida – Escritor
Marta Kroth – Jornalista
Martha Kiss – Atriz
Martha Pires Ferreira – Artista plástica, Advogada e Astróloga
Martha Vianna – Ceramista
Maurício Abdalla – Filósofo, Professor da Universidade Federal do Espírito Santo
Mecia Maria de Oliveira – Médica, Pesquisadora e Professora
Mel Machado – Música
Melissa Carla Silva – Frente Nacional contra a Redução da Maioridade Penal
Michael Lowy – Sociólogo
Miguel Henrique Russo – Professor e Doutor em Educação
Milena Dugacsek – Etnomusicóloga
Milene Barazzetti Machado – Professora, Escritora e Contadora de Histórias
Milton Simas Júnior – Presidente Sindicato dos Jornalistas do RS
Monarco – Músico
Monica Almeida Kornis – Professora do CPDOC/FGV
Monique Prada – Trabalhadora Sexual, Midialivrista e Presidenta da CUTS
Monique Revillion – Escritora
Nadine Borges – Advogada, Professora e Ex-Presidenta da Comissão Estadual da Verdade do RJ
Nair Yumiko Kobashi – Professora da Universidade de São Paulo
Nelson Diniz – Ator
Nelson Gilles – Músico e Gestor Cultural
Nelson Sargento – Músico, Compositor, Escritor, Ator e Artista Plástico
Neusa Barbosa – Produtora Cultural
Nilmário Miranda – Secretario de Estado dos Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania de Minas Gerais
Nísia Trindade Lima – Fundação Oswaldo Cruz
Noca da Portela – Compositor, Cantor e Instrumentista
Ocimar Munhoz Alavarse – Professor da USP
Oneide Bobsin – Pastor e Professor de Ciências da Religião
Oscar Simch – Ator e Diretor
Osmar Prado – Ator
Osvaldo Luiz Ribeiro – Doutor e Professor de Teologia
Otávio Velho – Antropólogo
Pablo Gentili – Doutor em Educação
Pablo Morenno – Escritor
Padre Ricardo Rezende – Militante do Movimento Humanos Direitos
Patrícia Fagundes – Diretora e Professora de Teatro
Paula Barreto – Produtora de Cinema
Paulinho Cardoso – Músico
Paulo Antônio Berquó Farias – Jornalista
Paulo Betti – Ator
Paulo Cruz Terra – Departamento de História – Polo Universitário de Campos dos Goytacazes – Universidade Federal Fluminense
Paulo Elian – Historiador, Pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz
Paulo Fontes – Professor da Escola de Ciências Sociais da FGV (CPDOC/FGV)
Paulo Gaiger – Músico e Professor
Paulo Petersen – Agrônomo, Vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia
Paulo Sérgio Pinheiro – Professor Titular de Ciência Política da USP e Ex-Ministro de Direitos Humanos do Governo FHC
Paulo Thumé – Artista Plástico e Ilustrador
Pedro A. Ribeiro de Oliveira – Sociólogo, Professor Aposentado da UFJF e da PUC-Minas, membro da Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política
Pedro Paulo Malan de Paiva Chaves – Engenheiro
Porcina Barreto Frota – Enfermeira
Rafael Coelho Rodrigues – Psicólogo e Professor, Membro da Coordenação Executiva do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis
Raimundo Cesar Barreto Jr. – Professor de Historia e Ecumenismo, Seminario Teologico de Princeton, New Jersey, EUA
Raquel Pilger – Atriz
Raquel Ribeiro – Jornalista
Raquel Strada Nosek – Psicanalista
Raymundo de Oliveira – Professor e Engenheiro
Regina Ingrid Bragagnolo – Professora do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina
Regina Zappa – Jornalista
Reiko Miura – Jornalista
Reissoli Moreira – Ator
Rejane Menezes – Jornalista
Rejane Verardo – Coordenadora da Frente Gaúcha dos Artesãos
Renata Aléssio – Professora da UFPE
Renato Gama – Técnico de Nível Superior e Mestre em Ciências da Religião
Ricardo Luis Louro Berbara – Professor UFRRJ
Ricardo Moreno – Historiador, Professor Dr. da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Ricardo Silvestrin – Escritor e Músico
Ricardo Swain Alessio – Professor do Centro de Educação da UFPE
Rildo Hora – Maestro e Produtor
Rita de Cássia S. Ribeiro – Arquivista
Rita Maria Xavier Machado – Cientista Social
Roberta Gurgel Azzi – Professora
Roberto Grün – Professor Titular, UFSCar
Robson Sávio Reis Souza – Cientista Social, Coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (PUC Minas)
Rodolfo Castro de Vasconcellos – Bancário
Rogério Luz – Professor
Romão Veriano da Silva Pereira – Arquiteto
Ronald Augusto – Poeta
Ronaldo Cavalcante – Doutor em Teologia e Ciências da Religião. Professor Universitário
Rosemary Fernandes da Costa – Professora e Teóloga
Rubem Murilo Leão Rego – Professor Universitário
Rudolf von Sinner – Teólogo Luterano, Pastor e Pesquisador
Rute Maria Bevilaqua – Aposentada
Santiago – Cartunista
Sara Antunes – Atriz
Sebastião Rogério Gois Moreira – Professor
Selma Rocha – Historiadora
Sérgio Faraco – Escritor
Sérgio Freitas – Presidente da Cooparigs
Sérgio Haddad – Educador
Sergio Lamarão - Historiador e Pesquisador-visitante do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST)
Sérgio Mamberti – Ator
Sérgio Menezes – Administrador de Empresas
Sergio Pereira Leite – Professor Universitário - UFRRJ/CPDA
Sergio Rego – Médico e Pesquisador
Sérgio Sister – Artista Plástico
Silke Weber – Socióloga e Pesquisadora
Silvero Pereira – Diretor do Coletivo Artístico "As Travestidas"
Silvio Gomes de Almeida – Economista
Simone Mollerke – Arquiteta
Sonia Alberti – Professora da UERJ, Pesquisadora do CNPq
Sônia Irene Silva do Carmo – Professora Universitária Aposentada
Sônia Knauer – Geóloga
Sonia Leite – Psicanalista
Soraia Marcelino Vieira – Doutora em Ciência Política. Professora Adjunta UFF
Soraya Silveira Simões – Professora IPPUR-UFRJ
Stella Maris Jimenez Gordillo – Médica Psicanalista
Susane Wonghon – Artista Visual e Professora
Suzana Albornoz – Professora e Escritora
Tabajara Ruas – Cineasta e Escritor
Tadeu Di Pietro – Ator
Tailor Diniz – Escritor
Tamara Naiz – Presidenta da Associação Brasileira de Pós-Graduandos
Tania Carvalheira Cabos – Aposentada
Tânia Welter – Professora e Antropóloga
Tarso Cabral Violin – Advogado, professor de Direito Administrativo
Tássia Camargo – Atriz, Diretora, Produtora e Cineasta
Télia Negrão – Jornalista e Coordenadora do Coletivo Feminino Plural
Telma Avelar – Professora
Teo Lima – Músico
Teresa Cristina – Cantora
Tereza Maria Pompeia Cavalcanti - Teóloga e Professora da PUC-Rio
Thais Padilha – Administradora
Tiago Sozo Marcon - Arquiteto e Escritor
Tomaz Miranda – Músico
Toninho Geraes – Compositor
Tuca Moraes – Artista
Tulio Mariante – Designer
Vagner Freitas – Presidente da Central Única dos Trabalhadores
Valdizar Pinto do Carmo – Jornalista Aposentado
Valência Losada – Produtora Cultural
Valesca de Assis – Escritora
Vanessa Padrão de Vasconcelos Paiva – Professora Aposentada da UFMG
Vera Gertel – Atriz, Jornalista e Escritora
Vera Pellin – Artista Visual, Designer e Produtora Cultural
Vera Soares – Física e Feminista
Veronica Robalinho – Arquiteta Urbanista, Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas
Vicente Lobato – Produtor Rural
Vinicius Baião – Dramaturgo e Diretor Teatral
Vinicius de Oliveira – Ator
Virgínia Pontual – Professora Universitária / Urbanista
Afonso da Rocha – Administrador
Vitor Ortiz – Gestor Cultural
Wagner Moura – Ator
Wagner Tiso – Músico
Walquiria Domingues Leão Rego – Professora Universitária
Walter Altmann – Teólogo, Pastor Luterano e Pesquisador
Walter Karwatzki - Artista Plástico
Wanderley Pereira da Rosa – Diretor Geral – Faculdade Unida de Vitória. Professor de História do Cristianismo
Wolfgang Leo Maar – Professor Titular da UFSCar
Xico Esvael – Músico
Yashiro Yamamoto – Ex-Professor Assistente Doutor do IF/USP
Zé Adão Barbosa – Ator
Zeidi Araujo Trindade – Professora da Universidade Federal do Espírito Santo
Zico Cerqueira – Aposentado e Produtor Cultural
Zorávia Bettiol – Artista

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia