Notícias
 
Trabalhadores aprovam pauta de reivindicações da Campanha Salarial Unificada da CUT
Este ano, os metalúrgicos se únem a trabalhadores de outras categorias para fortalecer a luta
05/04/2024


Este ano, os metalúrgicos se únem a trabalhadores de outras categorias para fortalecer a luta


Na noite de 4 de abril, os metalúrgicos(as) se reuniram na sede do Sindicato para avaliar e votar a proposta de reivindicações da Campanha Salarial 2024.

Adilson Tavares, secretário geral do Sindicato, detalhou aos participantes sobre cada uma das reivindicações que serão levadas para as mesas de negociação com o Sindicato dos patrões durante a campanha e abriu espaço para responder as dúvidas dos trabalhadores.

Este ano, os metalúrgicos fortalecem a luta se unindo aos trabalhadores e trabalhadoras de setores da metalurgia, alimentação, construção civil e moveleiro, integrantes do Macrossetor da Indústria da CUT-RS (MSI-CUT-RS), na Campanha Salarial Unificada da Central Única dos Trabalhadores (CUT).


Lírio Segalla, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS, deu um panorama da situação econômica e política do estado e do país, explicando como foram construídas as pautas para 2024.

Lírio afirmou que a Campanha Salarial Unificada deste ano terá mobilizações mais fortes e lembrou que a força do Sindicato nas mesas de negociação é diretamente proporcional á união dos trabalhadores nas assembleias e mobilizações que acontecem nas empresas.

Em regime de votação, os trabalhadores metalúrgicos participantes aprovaram integralmente todas as pautas de reivindicação propostas.Veja abaixo a lista detalhada de reivindicações.

 

• REPOSIÇÃO DAS PERDAS INFLACIONÁRIAS - Reposição Das perdas salariais em função da inflação, INPC do período revisando (2022/23) e AUMENTO REAL DE SALÁRIOS de 3%, ambos a incidir nas demais cláusulas de conteúdo econômico, bem como nos vales refeição e/ou alimentação (ou similares) que as empresas mantenham para seus trabalhadores, ressalvados reajustes maiores praticados;

• PISO SALARIAL/SALARIO NORMATIVO - reajuste de 10%, além da reposição do INPC e piso único para todos os trabalhadores.

• FIM DO TETO para reajuste salarial;

• VALE ALIMENTAÇÃO - destinado a aquisição de alimentos para o trabalhador e sua família (distinto do Vale Refeição), em valor mínimo de R$ 350,00, ressalvados cláusulas e condições mais benéficas e não vinculado a assiduidade;

• HOMOLOGAÇÃO DAS RESCISÕES DOS CONTRATOS DE TRABALHO NOS SINDICATOS para todos os trabalhadores;

• REPRESENTAÇÃO DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS E TEMPORÁRIOS pelos Sindicatos da categoria profissional, com aplicação da mesma CCT.

• PLR (PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS) - Recomenda-se a negociação coletiva para os fins de estabelecimento de Programas de PLR, observando-se sempre as disposições da Lei 10.101/00, com as modificações trazidas pela Lei 14.020/20, principalmente o que se refere a definição e atendimento de metas e objetivos.

• ACESSO DOS DIRIGENTES SINDICAIS NAS EMPRESAS - Em consonância com o Precedente Normativo 91 do TST, as empresas deverão assegurar acesso dos dirigentes sindicais, nos intervalos destinados à alimentação e descanso, para desempenho de suas funções, vedada divulgação de matéria político partidária ou ofensiva, bem como liberdade para o dirigente sindical circular em sua própria empresa.

• CRIAÇÃO DE CANAL DE DENÚNCIA em todas as empresas em relação ao assédio moral, sexual, casos de homofobia, qualquer discriminação e outras formas de violência, nos termos do inciso II do art. 23 da lei nº 14.457/2022.

• LICENÇA MATERNIDADE DE 6 (SEIS) MESES para todas as trabalhadoras.

• LIBERAÇÃO DA TRABALHADORA POR 2 (DOIS) PARA CONSULTA E EXAMES ANUAIS, além da hipótese prevista no inciso XII do art. 473 da CLT.

• LIBERAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEL LEGAL, em caso de doença do filho menor ou criança sob sua tutela, sem prejuízo da remuneração, enquanto for necessário para tratamento de saúde.

• IGUALDADE SALARIAL, com o cumprimento das exigências legais, independente do porte da empresa.

• REDUÇÃO DA JORNADA DE TRABALHO para 40 horas semanais, sem redução de salários;

• CONTRIBUIÇÃO NEGOCIAL Nos moldes já praticados em percentuais ou valores a serem indicados pelos Sindicatos

• MANUTENÇÃO DAS DEMAIS CLÁUSULAS SOCIAIS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia