Notícias
 
Indústria naval deverá alcançar 100 mil empregos até 2017
São muitos os avanços alcançados pela indústria naval brasileira na última década
22/04/2014


Atualmente, o setor emprega cerca de 80 mil trabalhadores nos estados do Nordeste, Sudeste e Sul do País. Em 2017, este número avançará para 100 mil empregos diretos.

O assunto foi tema do programa Café com a Presidenta, desta segunda-feira.

De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o Brasil é capaz de construir uma indústria naval forte e competitiva.“Com emoção e orgulho, pude comprovar mais uma vez a capacidade do Brasil de construir estaleiros, produzir navios, produzir plataformas e ter uma indústria naval forte e competitiva, que agora gera empregos e garante renda a milhares de trabalhadores e suas famílias aqui no Brasil”, disse.

Segundo a presidenta, todo esse avanço se deve às decisões tomadas pelo ex-presidente Lula, logo no início de sua gestão.A ordem foi dar preferência à produção nacional para gerar empregos no Brasil. Além disso, Lula estabeleceu que a Petrobras devesse priorizar equipamentos brasileiros no momento de compras.

“Graças à política de compras da Petrobras iniciada no governo Lula e desenvolvida no meu governo, renasceu uma indústria naval dinâmica e competitiva, que irá disputar o mercado com as maiores indústrias navais do mundo”, afirmou a presidenta.

Em 2013, a construção brasileira entregou um número recorde de navios e plataformas e, em 2014, o volume de produtos entregues deve crescer ainda mais.
A presidenta Dilma Rousseff lembrou, ainda, que hoje (21) é o dia do líder da Inconfidência Mineira, que lutou pela independência do Brasil, Tiradentes.
“Como mineira e brasileira, eu quero lembrar que hoje é o Dia de Tiradentes, símbolo da luta por um Brasil melhor, altivo e independente”, disse a presidenta.
“Tiradentes uma vez disse: "Se todos quisermos, poderemos fazer deste País uma grande nação. Vamos fazê-la". O renascimento da indústria naval brasileira mostra que Tiradentes tinha muita razão”, completou.

 

Por: Blog do Planalto

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia