Notícias
 
Congresso da Federação dos Metalúrgicos elege nova direção
.
16/06/2015


Chapa única foi eleita com a quase totalidade dos votos


A Federação dos/as Trabalhadores/as Metalúrgicos/as (FTM/CUT-RS) realizou nesta terça-feira, 16 de junho, em Porto Alegre, no salão de eventos do Sindicato dos Trabalhadores do Polopetroquímico (Sindipolo), o Congresso Eleitoral que define as direções Executiva e Efetiva e Conselho Fiscal da entidade para o triênio de 2015/2018.

O encontro reuniu dirigentes representantes de 28 sindicatos, que elegeram os 36 candidatos da única chapa inscrita, entre eles o presidente reeleito, Jairo Carneiro (veja abaixo a nominata completa).

Segundo informações da comissão eleitoral, embora 224 delegados estivessem inscritos e aptos para votar, 168 compareceram à urna. Destes, apenas um voto foi considerado nulo e os demais 167 foram dados à chapa única. A comissão e dirigentes da FTM/CUT-RS não definiram a data de posse.

Confira a direção-eleita da FTM-RS para a gestão 2015/2018:

Jairo Santos Silva Sarneiro - Presidente
Enio Lauvir Dutra dos Santos - Vice-presidente
Flávio José Fontana de Souza - Secretário geral
Paulo Chitolina - Secretário de Formação e Política Sindical
Milton Luis Leorato Viario - Secretário de Imprensa e Divulgação
Claudia Fabiane Olim - Secretária de Saúde
Ademir Acosta Pereira Bueno - Secretário de Finanças
Adir Luis Ruppenthal - Secretário adjunto de Finanças
Sandro Ramos Barros - Coordenador da Região Sul
Claudir Antônio Nespolo - Coordenador da Região da Grande Porto Alegre
Mauri Antônio Schorn - Coordenador da Região da Serra
Alcidir Antoninho de Andrade - Coordenador da Região do Planalto
João Roque dos Santos - Coordenador da Região das Missões
Adolfo Celoni da Rosa - Coordenador da Região da Fronteira
Alex Teixeira de Oliveira - Coordenador da Região Central
Gilberto de Moraes Saraiva - Diretor efetivo
Francisco Pedroso Laurindo - Diretor efetivo
Rogério de Matos Alves - Diretor efetivo
Marcelo Schaffer - Diretor efetivo
Adilson Pacheco - Diretor efetivo
Quintino Marques Severo - Diretor efetivo
Rafael Messias Moretto - Diretor efetivo
Jorge Luis Campos da Silva JR. - Diretor efetivo
Jorge Luiz Silveira de Carvalho - Diretor efetivo
Sirlei de Moura Vieira - Diretor efetivo
Paulo Gonçalves da Costa - Diretor efetivo
Ivan da Silva Pereira - Diretor efetivo
Paulo Cesar Tassinari - Diretor efetivo
Celso Adam - Diretor efetivo
Roseleide da Luz de Freitas - Diretor efetivo
Sávio André dos Santos – Membro efetivo do Conselho Fiscal
Sandra Salete Weishaupt - Membro efetivo do Conselho Fiscal
Jorge Luis ramos - Membro efetivo do Conselho Fiscal
Luiz Sergio de Àvila Machado - Membro suplente do Conselho Fiscal
Ari Antônio Dias Severo - Membro suplente do Conselho Fiscal
Miguel Kaipper Maciel - Membro suplente do Conselho Fiscal

 

ANÁLISES

À medida que a votação acontecia, três importantes companheiros de luta, convidados a fazer parte da mesa de abertura do congresso, fizeram análises das conjunturas política e econômica.

Num primeiro momento, o coordenador nacional do Movimento dos Sem Terra, Neuri Rossetto, falou sobre a relação do MST com o governo federal. “Somos críticos naquilo que entendemos ser equivocado neste governo”, disse, citando como exemplo o ajuste fiscal que penalisa a classe trabalhadora. Rossetto fez um resgate histórico dos 30 anos do MST dizendo que, neste período, o movimento teve dois momentos distintos de luta: a luta pela reforma agrária clássica, onde o camponês tinha como função produzir alimentos e matéria prima para a indústria, dinamizando a agricultura, e, a partir dos anos 90, uma reforma agrária popular, enfrentando não o latifúndio, mas o agronegócio. Para ele, a classe trabalhadora tem três grandes desafios pela frente: criar coletivamente um novo projeto para o país; combater a onda de autoritarismo reacionário e de violência através da promoção do debate de idéias; e enfrentar os meios de comunicação de massa, que hoje defendem com parcialidade o capital financeiro.

Para o segundo convidado, Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), “nunca foi tão importante a união entre trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade. Se a classe trabalhadora não for protagonista, os brasileiros estarão ferrados”. Paulão falou da conjuntura de crise, que vem gerando desemprego principamente nas grandes montadoras. “Precisamos debater um projeto industrial com a nossa cara..., não podemos vacilar..., temos que fortalecer os movimentos e não perder os aliados..., radicalizar a luta contra a patrãozada, pois eles demonstraram serem rentistas, não investem quando são beneficiados pelo governo”, opinou. Paulão também salientou que os trabalhadores vão continuar pressionando o governo para que não seja vetada a fórmula 85/95 que altera as regras do fator previdenciário e lutar para que o PL 4330 não passe no Senado.

Para o terceiro convidado, Rafael Marques, presidente do maior sindicato metalúrgico do país, do ABC paulista, embora o governo tenha adotado medidas fortes, colocando ou abrindo mão de recursos para beneficiar as empresas, manter empregos e impedir que a crise mundial chegasse ao Brasil, desde 2012 o crédito vem caindo e o estado, com baixo poder de reação, não teve muitas saídas, o que justifica de alguma forma a adoção errônea dos ajustes. Defendeu a retomada do plano de concessões e do Conselho de Desenvolvimento, o conselhão, que no governo Lula foi importante para pensar a política industrial para o país. Marques vê o programa de concessões lançado pelo Planalto e o acordo com a China como sendo novas perspectivas para o cenário da indústria metalúrgica, apesar de acreditar que a recuperação do setor automotivo será lenta.

PROGRAMA DE PROTEÇÃO AO EMPREGO

Durante suas análises, Paulo Cayres e Rafael Marques defenderam o Programa de Proteção ao Emprego (PPE) como uma boa alternativa para garantir o fim das demissões causadas em tempos de crise. Desde 2012, um grupo de trabalho tripartite foi criado para desenvolver o PPE. Levado à Coordenação Sistêmica de Relações de Trabalho do Plano Brasil Maior (política industrial do governo de Dilma Rousseff), o PPE teria a chancela do Ministério do Trabalho e Emprego, e seria uma espécie de ferramenta para defender o emprego e ser uma alternativa aos acordos de Lay Off.

O programa funcionaria da seguinte forma: Em tempos de crises econômicas, mediante acordo coletivo, as empresas comprovadamente em dia com obrigações fiscais, previdenciárias e com o FGTS poderiam reduzir em até 30% a jornada de trabalho e os salários de seus empregados, mantendo o emprego de todos. Durante o período, os encargos trabalhistas (FGTS e INSS, por exemplo) continuariam sendo recolhidos. O programa seria implantado através de votação em assembleia secreta com aprovação a maioria dos trabalhadores e teria vigência de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis meses mediante novo acordo.

CAMPANHAS SALARIAIS

No final do encontro, os presidentes dos sindicatos de Canoas e de Porto Alegre, acompanhados da assessora jurídica Lidia Woida, fizeram uma análise da campanha salarial dos metalúrgicos da região. Segundo eles, embora algumas reuniões tenham sido feitas, o ritmo é lento e não havia ainda a apresentação de contraproposta salarial pelos patrões. Os trabalhadores começam a ficar impacientes e a cobrar dos sindicatos ações e mobilizações mais fortes para a conquista de bons acordos, com avanços salariais.

Também falaram do componente ideológico aflorado nas mesas de negociação neste ano. Os patrões trazem à mesa o sentimento de setores conservadores e da elite nacional, para quem a culpa da corrupção e da crise que atinge as empresas e toda a sociedade é do governo Dilma e do partido a qual ela é filiada (PT), supostamente apoiados por sindicatos e pela esquerda em geral, e de que este projeto político tem de ser desmoralizado e derrotado a curto prazo.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia