Notícias
 
Ceitec deve retomar produção de chips no segundo semestre do ano
Companhia depende de verba federal via orçamento suplementar para avançar no retorno da fabricação de chips
10/04/2024


Divulgação CEITEC
Companhia depende de verba federal via orçamento suplementar para avançar no retorno da fabricação de chips


 Após receber sinal verde do governo federal para voltar a operar, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada SA (Ceitec) intensifica a preparação do terreno para retomada ainda neste ano. A direção da empresa projeta o retorno da produção de chips na fábrica, localizada no bairro Agronomia, em Porto Alegre, no segundo semestre. Para concretizar esse cronograma, agiliza contato com antigos clientes e a aquisição de insumos no Exterior.


O presidente da Ceitec, Augusto Cesar Gadelha Vieira, estima que há espaço para a retomada da operação até outubro. Mas condiciona essa projeção ao envio do orçamento suplementar por parte do governo federal, necessário para compra de materiais e últimos ajustes para o funcionamento da linha de produção.


— Já estamos adquirindo os wafers (placas de silício usadas na produção de chips) para que a gente tenha esse processo aqui no país em um período de talvez até seis meses no máximo — diz Vieira.

A direção da Ceitec realiza também trabalho junto a potenciais clientes, que vão ditar o ritmo da produção, segundo o presidente da Ceitec:

— A gente tem de avaliar a demanda. Já estamos negociando com várias empresas, que demonstraram interesse. Temos de nos associar com pessoas que vão fazer o produto.

Enquanto aguarda a verba federal, a fábrica segue em ritmo de preparação. Todo o maquinário usado para manter a integridade da sala limpa, onde são fabricados os chips, segue ligado e operando normalmente para garantir a confiabilidade da planta.

A reportagem de GZH visitou o complexo na segunda-feira (8). Responsáveis pela gestão da infraestrutura afirmam que existe espécie de aceleração da manutenção preventiva na fábrica com a iminência da retomada. Esse processo busca garantir as condições ideais para início dos trabalhos assim que a verba for liberada e os insumos chegarem, explica Leandro Soares Rodrigues, gerente de infraestrutura da Ceitec:

— A gente está trabalhando hoje, principalmente neste ano, numa melhoria, acelerando nosso processo de infraestrutura para que, quando começarem a instalar equipamentos na sala limpa, não tenham preocupação sobre temperatura, umidade, energia. Tem de ter uma confiabilidade grande aqui para que possam trabalhar tranquilos lá.

 


Contratações

A Ceitec informou que recebeu 10 funcionários via reintegrações judiciais. Esses colaboradores haviam sido demitidos no período da liquidação da empresa. Em novembro de 2023, o presidente da Ceitec, Augusto Cesar Gadelha Vieira, citou o planejamento de recuperar na faixa de 50 a 60 novos profissionais via contratos temporários nesse primeiro momento. Vieira afirmou que esse número pode variar segundo as necessidades da produção diante do contato com clientes e do volume de reintegrações.
O presidente da Associação dos Colaboradores da Ceitec, Silvio Luis Santos Júnior, afirma que as reintegrações ocorreram em caráter liminar e via processo judicial individual. Júnior defende celeridade nas contratações e que ocorram de maneira definitiva para garantir mais segurança.
— Isso precisa ter uma velocidade mais elevada para que a gente retome aquelas capacidades de produção — pontua o dirigente.

Entenda o momento da empresa

A empresa informou que mapeou as necessidades de antigos clientes e começou o processo de aquisição do principal insumo para retomada da fabricação de chip, conhecido como wafer. Esse item é uma placa de silício, no formato de uma espécie de bolacha, que é usada como base para a criação de chips e processadores.

Quando deve começar a retomada da operação na fábrica?
Como os insumos necessários para operação na fábrica são comprados no Exterior, a retomada da produção está prevista para o segundo semestre deste ano, condicionada a uma suplementação de orçamento, segundo a Ceitec. A direção da empresa informa que essa verba já foi solicitada e que está sendo providenciada pelo governo.


Como será essa produção?

A direção planeja duas etapas principais. A primeira é a retomada de projetos que foram paralisados no processo de liquidação da empresa. Isso envolve contato com antigos clientes para o retorno da fabricação de chips que eram fabricados na empresa. Entram nesse grupo produtos de identificação por radiofrequência (RFID), como tags patrimoniais, de controle de fluxo de veículos e de identificação de itens hospitalares. Em um segundo movimento, a Ceitec prospecta novos clientes e parceiros comerciais para desenvolvimento da nova rota tecnológica prevista pelo governo federal.

Qual o valor que a empresa deve receber nesse primeiro momento?
No fim de 2023, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação citou investimentos na Ceitec previstos dentro da chamada nova rota tecnológica do governo federal. Seriam R$ 116 milhões já reservados.

O complexo
• A Ceitec ocupa uma área de 14,7 mil metros quadrados, com 9,6 mil metros quadrados de fábrica. Nesse espaço, 1,8 mil metros quadrados são destinados à sala limpa.

• A sala limpa é um ambiente controlado com grau de limpeza extremo. Nesse espaço, os wafers são industrializados, testados, afinados e cortados e os chips, encapsulados. É a fábrica propriamente dita da Ceitec.

• Para manter a integridade da sala limpa, boa parte do complexo conta com infraestrutura para garantir o ambiente isolado e limpo desse espaço. A empresa conta com sistema de tratamento do ar, que trabalha com o fornecimento e controle de água fria e quente usada na climatização da sala limpa, que precisa estar sempre com uma temperatura de 21º C, umidade de 45% e pressão positiva.

• A sede também conta com tratamento para produção de água ultrapura, que é uma das principais utilidades dentro da fabricação de semicondutores, pois entra em contato com os wafers em diversas etapas de produção e, por isso, precisa de elevado grau de pureza.

 

Fonte: Anderson Aires GZH

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia