Notícias
 
Governo gaúcho decreta estado de calamidade pública por conta do coronavírus
Medida intensifica ações de segurança com a finalidade de prevenção e enfrentamento à pandemia
19/03/2020


Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Antes da transmissão pela internet, governador apresentou o decreto aos chefes de poderes


 

 
Quase 10 dias após a confirmação do primeiro caso no Estado, a administração gaúcha determinou o estado de calamidade. A decisão foi feita um dia após o governo anunciar a delimitação de serviços públicos. Em entrevista coletiva transmitida pela internet, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, detalhou as medidas. Até o início da tarde desta quinta-feira (19), conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado registra 30 quadros clínicos testados positivamente para o vírus. Os casos foram registrados em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Torres, Farroupilha Caxias do Sul, Campo Bom e Bagé

Ao anunciar as medidas, Eduardo Leite afirmou ser um momento gravíssimo do ponto de vista econômico e de saúde das pessoas. “Não há espaço para valentões achar que são imunes e acharem que não sofrerão consequências. Todos que puderem, fiquem em casa. E, mesmo dentro de casa, higienizem os espaços e a si próprios, para evitarmos o contágio. Estamos juntos e vamos superar juntos. Vai dar saudade de abraços e de carinho, mas é melhor termos saudades de abraços e de carinhos do que das pessoas que podemos perder”, afirmou.

Entre as medidas está a proibição da circulação e do ingresso, no território do Estado, de veículos de transporte coletivo interestadual, público e privado, de passageiros, e a restrição para o transporte intermunicipal em 50% da capacidade dos ônibus. Determina também a proibição da realização de eventos e de reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídas excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, com mais de trinta pessoas. Proíbe aos produtores e aos fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene e à alimentação de elevar, excessivamente, o seu preço ou exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva, em decorrência da epidemia causada pelo Covid-19 (novo coronavírus).

O documento ainda recomenda, entre outros pontos, que os fornecedores e comerciantes estabeleçam limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, sempre que necessário para evitar o esvaziamento do estoque de tais produtos. E que os estabelecimentos comerciais fixem horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos e aqueles de grupos de risco, conforme autodeclaração, evitando ao máximo a exposição ao contágio pelo Covid-19.

Serviços não essenciais localizados em shopping centers serão fechados, com exceção de restaurantes, farmácias, supermercados, clínicas e agências bancárias. Nos casos de restaurantes, a orientação é que se mantenha dois metros de distância entre cada pessoa, assim como reduzir a capacidade de atendimento. Além disso, determina que o setor de comércio e indústria estabeleça planos de revezamento e alteração de jornadas para reduzir a exposição e o fluxo de trabalhadores.

A determinação concede à Secretaria da Saúde o poder de fazer requisição de bens e de serviços, “tanto quanto for necessário”. O decreto tem aplicação imediata e será enviado à Assembleia Legislativa para ser convalidado por meio de decreto legislativo.

Aos municípios, determina medidas necessárias para a prevenção e o enfrentamento à epidemia. Entre elas: limpeza minuciosa diária dos veículos de transporte coletivos com utilização de produtos que impeçam a propagação do vírus como álcool líquido setenta por cento, solução de água sanitária, quaternário de amônio, biguanida ou glucoprotamina; fixação, em local visível aos passageiros, de informações sanitárias sobre higienização e cuidados para a prevenção.

Entre outras medidas anunciadas pelo governador está a busca de auxílio federal para o pagamento de salários e de fornecedores – essenciais para a manutenção dos serviços públicos de saúde, assim como solicitar o ao governo federal o fechamento das fronteiras do Estado com Argentina e Uruguai e a suspensão das operações dos aeroportos do interior.

Ainda durante a coletiva virtual, a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergamnn, estimou que o caso 50 deverá ser registrado no Rio Grande do Sul no início da semana que vem. A partir daí, de acordo com o ela, o avanço das contaminações será exponencial: 500 casos em uma semana e mais de 4,3 mil em 14 dias. Conforme explicou o governador, há um delay entre o contágio e a confirmação oficial. A estimativa é de que uma pessoa contaminada dissemine o vírus para mais três pessoas. “É importante salientarmos que essas medidas reforçam a situação de urgência que vivemos, não somente em Porto Alegre e na Região Metropolitana, mas em todo o Rio Grande do Sul”, salientou o governador.

* Com informações do Sul 21 e do governo do RS.

Veja aqui o decreto na íntegra.

Edição: Marcelo Ferreira

Fonte: Brasil de Fato

 
 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia