Notícias
Nova ministra da ciência, tecnologia e inovações confirma recuperação da CEITEC Luciana Santos, que é a primeira mulher a assumir o MCTI, garantiu que uma das prioridades da pasta será a revogação da liquidação da estatal e o fortalecimento da CEITEC. 04/01/2023 Foto: Ministério da Ciência A estatal é a única desenvolvedora e fabricante de semicondudores e chips eletrônicos da América Latina. Durante o discurso de posse na segunda-feira (2), Luciana Santos, que é a primeira mulher a assumir o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) falou sobre o plano de recuperar e fortalecer o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec).
Em entrevista para a Zero Hora, o presidente da Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (ACCEITEC), Sílvio Luís dos Santos Reis Júnior, comentou sobre a situação atual da estatal, "A Ceitec está em hibernação. Para a retomada, há necessidade de investimentos em pessoal, infraestrutura e equipamentos de produção que estão parados desde o início do processo de liquidação" afirmou. O presidente também tem esperança na reversão da demissão dos mais de 100 trabalhadores e acredita que o sindicato também terá papel chave nesta luta "É imprescindível a participação prévia do sindicato em casos de demissões coletivas." Garantiu.
Criada em 2010 durante o segundo mandato de Lula, com sede na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, a empresa foi incluída de forma irresponsável pelo governo Bolsonaro (PL) no Programa de Parcerias e Investimentos (PPI), inicialmente para ser privatizada. No entanto, sem compradores, o governo entreguista resolveu em 2020 pela extinção da companhia. Porém, diante da resistência dos seus trabalhadores e trabalhadoras e das denúncias de parlamentares da oposição, o processo de liquidação foi paralisado em 2021 pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Escrito por: Jean Lazarotto - STIMEPA
Veja também |