Notícias
 
Trabalhadores da Nexteer rejeitam troca da jornada de trabalho de 3x3 para 6x1
Assembleias realizadas pelo Sindicato apresentaram a proposta negociada com a empresa para mitigar eventuais prejuízos da mudança que atende a uma determinação do MPT
08/11/2024




A maioria dos trabalhadores da Nexteer não aceitou a proposta apresentada pela empresa para a troca da jornada de trabalho de uma escala de 3x3 para 6x1. A votação ocorreu em assembleia realizada com os trabalhadores nos dias 6 e 7 de novembro, tendo sido realizados, ao todo, quatro encontros nos dois dias, contemplando a participação dos trabalhadores de todos os turnos. A apuração ocorreu após a última assembleia, na noite desta quinta-feira (7), e contou 138 votos não, contra 57 votos sim.

As assembleias foram promovidas pelo Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) para apresentar a proposta negociada com a empresa para adequação da jornada de trabalho conforme determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS). Durante os encontros, o presidente, Adriano Filippetto, e o diretor financeiro do Sindicato, Marcelo Jurandir, também responderam às dúvidas dos trabalhadores. Na proposta atual, para compensar os trabalhadores pela mudança a empresa oferece um bônus de R$ 2.500,00 a ser pago dividido em três parcelas e melhorias na cesta básica. A empresa também se comprometeu em não diminuir o número de postos de trabalho devido à alteração. O fim da escala de 3x3 é uma determinação do MPT-RS, que deu o prazo até o dia 1º de fevereiro para haver a mudança definitiva.

Para o trabalhador da Nexteer Derley Neumann, que também é um dos representantes do STIMEPA na empresa, o resultado da votação reflete a insatisfação da maioria dos trabalhadores com outros problemas que vem sendo enfrentados e que acabaram vindo à tona neste momento. “Justamente nesta semana recebi a denúncia sobre a má qualidade da alimentação que é oferecida aos trabalhadores”, conta Derley, que já encaminhou pedido de providências junto ao departamento de Recursos Humanos.


De acordo com a advogada Marcela Joelsons, do departamento jurídico da Nexteer, que esteve presente na assembleia e acompanhou a apuração dos votos, agora deve ser estudada uma alternativa, já que tem prazo para o cumprimento da determinação do Ministério Público do Trabalho. Também participou da apuração a representante do departamento de Recursos Humanos da empresa Valdirene Barcelos.

Texto por Luciene Leszczynski - Comunicação STIMEPA

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia