Na tarde da quinta-feira, 23 de janeiro, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª região (TRT-4) foi sensível à demanda encaminhada pela direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre e concedeu uma liminar suspendendo temporariamente a demissões em massa feitas pela Taurus, companhia gaúcha que atua nos segmentos de defesa, segurança, metalurgia e plásticos, até que possam ser avaliados juridicamente os critérios utilizados.
A liminar foi concedida após pedido do setor jurídico do sindicato, assessorado pelo escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, que fez uma atuação brilhante em defesa dos trabalhadores metalúrgicos demitidos.
A audiência para julgar as demissões ficou marcada para o dia 30 de Janeiro, às 14 horas.
Entenda o caso: Na semana passada, entre os dias 13 e 17 de janeiro, a Taurus demitiu de uma só vez e sem qualquer aviso ou negociação prévia com o Sindicato dos Metalúrgicos, mais de 100 trabalhadores, incluindo funcionários doentes, situação que afronta a legislação vigente. A direção da entidade sindical considerou imotivadas, arbitrárias e abusivas tais demissões, já que a própria Taurus publicou em seu site informações que mostram crescimento muito bom na receita líquida, no lucro bruto, nas exportações – principalmente para o mercado norte-americano – e crescimento na demanda interna. Tão logo soube da demissão em massa, a direção do sindicato entrou em contato com a direção da empresa para conhecer, na base do diálogo e negociação, os motivos das demissões e buscar alternativas para manter o quadro funcional. A direção da empresa rejeitou qualquer tipo de reunião e negociação para tratar das demissões, julgando-as irreversíveis.
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato
Não quero mais participar
Veja Também
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.