Notícias
 
Greve na Estrutural: Trabalhadores rejeitam proposta da empresa e decidem manter a paralisação
Empresa condiciona avanço nas negociações ao fim da greve
22/01/2013


Geraldo Muzykant - Stimepa
Exercendo funções na Refap de Canoas, trabalhadores reivindicam avanços salariais e de benefícios


Os trabalhadores da Estrutural Serviços Industriais, de Alvorada, deslocados para trabalhar na Refinaria Alberto Pasqualini, de Canoas, realizaram assembleia geral na manhã de hoje em frente à Refap para avaliar os resultados da reunião de negociação realizada na tarde de ontem, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre (STIMEPA). Após avaliarem como "vergonhosa", eles rejeitaram a proposta patronal e decidiram, por unanimidade, manter a greve por tempo indeterminado.

Infelizmente, segundo avaliação dos dirigentes sindicais, o único ponto positivo do encontro de ontem foi a abertura de um canal de diálogo enegociação entre as partes. Na prática, os representantes da empresa apenas ouviram detalhadamente as reivindicações, não se comprometeram com quase nada e se limitaram a reivindicar o fim da greve para manter a negociação. Também mantiveram o argumento de que o STIMEPA não seria a entidade sindical representante dos trabalhadores da empresa na Refap, embora documentos provem o vínculo. Quanto à melhoria salarial e do plano de saúde, a empresa disse que precisaria de um prazo maior para avaliar. À noite, em contato telefônico com o presidente do STIMEPA, Lirio Segalla, os patrões da Estrutural admitiram aumentar o vale-alimentação de R$ 80,00 para R$ 110,00.

SOLIDARIEDADE

Mais uma vez, durante a greve, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas estavam presentes para apoiar o movimento. Na ocasião, o vice-presidente da entidade, Silvio Bica, reforçou que não é o Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e, sim, o de Porto Alegre o representante legal dos trabalhadores da Estrutural. Outra instituição presente foi a CUT - Central Única dos Trabalhadores, representada pelo presidente estadual, Claudir Nespolo. Segundo ele, o país e as empresas estão crescendo e têm que crescer ainda mais, mas não à custa da exploração da mão-de-obra da classe trabalhadora. "A CUT apoia esta e outras greves justas, que buscam melhores salários e melhores condições de vida e trabalho", disse.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia