Notícias
 
Supremo Tribunal de Justiça decide a favor da desaposentadoria
Enquanto isso, Senado segura votação do projeto que permite a aposentados pedir a revisão da aposentadoria
09/05/2013


Enquanto o Senado segura a votação do projeto que permite a aposentados que continuam no mercado de trabalho pedir a revisão da aposentadoria., com um possível aumento no benefício, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou ontem a chamada desaposentadoria.

A primeira seção do tribunal confirmou, ainda, uma tendência que vinha sendo observada no Judiciário: o segurado não vai precisar devolver o dinheiro -que recebeu da Previdência ao pedir o recálculo. A decisão terá de ser seguida pelos Tribunais Regionais Federais (TRF), segundo o STJ, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue definitivamente a questão.

No entendimento dos ministros do STJ, a renúncia à aposentadoria para concessão de novo benefício não deve obrigar o trabalhador a ressarcir à Previdência os valores recebidos anteriormente. Para o relator do caso, ministro Herman Benjamin, os titulares de benefícios deve m ter o direito de renunciar, a qualquer hora, ao benefício.

Apesar de decisões semelhantes já terem sido tomadas anteriormente, a determinação de ontem, sobre um recurso repetitivo, cria jurisprudência. Ou seja, orienta os cinco TRFs na solução de recursos parados à espera da posição do STJ. Apesar disso, a decisão final sobre a concessão do benefício será do STF. Segundo a Suprema Corte, cerca de 1,75 mil processos em todo o País estão parados à espera do julgamento. Contudo, estão nessa situação apenas as ações que questionam a constitucionalide da desaponsentadoria.

Como a palavra final é do Supremo, os ministros da mais alta corte do País podem even-tu ilmente reverter a posição adotada pelo Judiciário até ago-ia, confirmada no julgamento do STJ ontem. Por enquanto, a decisão da maior instância do Judiciário é a do STJ.

O problema, nesse caso, é que não há previsão para que o tema entre na pauta do Supremo, que chegou a incluir a questão na lista de julgamentos algumas vezes e retirar depois.

O governo é contrário à desaposentadoria, alegando que ela acarretará R$ 70 bilhões de prejuízos aos cofres públicos em 20 anos. Hoje, correm na Justiça mais de 24 mil processos do INSS contra segurados que requereram o direito a revisão do benefício, segundo a Advocacía-Geral da União (AGU), que defende o Executivo.

Além das ações no Judiciário, há um projeto de lei no Senado, do senador Paulo Paim (PT-RS), que garante os mesmos benefícios aos aposentados.

 

Fonte: Jornal O Estado de São Paulo

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia