Notícias
 
Ganho real está presente em 97,2% das negociações coletivas do RS no 1º semestre de 2012
Esse percentual foi o mesmo registrado em igual período do ano anterior
01/09/2012




Os resultados das negociações coletivas são mais uma vez objeto de análise do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Foram analisados os reajustes salariais registrados no SAS-DIEESE – Sistema de Acompanhamento de Salário, que abrange os trabalhadores pertencentes aos setores da indústria, Comércio e Serviços. As negociações coletivas acompanhadas concentraram-se nas datas-bases de abril e maio (52,8%), seguida da data-base março (22,2%) e janeiro (13,9%). Com menor concentração de negociações, verificam-se as datas-bases de fevereiro e junho, cada uma com o percentual de 5,6%.

Sobre os reajustes salariais no 1º semestre de 2012, 97,2% das unidades de negociação, consideradas no SAS-DIEESE, conquistaram reajustes salariais acima da inflação em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC/IBGE). Esse percentual foi o mesmo registrado em igual período do ano anterior.

Contudo o destaque das negociações coletivas no 1º semestre de 2012, são os percentuais de ganho real conquistados. De janeiro a junho de 2012, conforme gráfico 2, houve um crescimento significativo no valor dos ganhos reais incorporados aos salários. Das categorias analisadas, 44,4% obtiveram aumentos reais nas faixas de 2,01 a 3,0 pp, bem acima do verificado em 2011, quando o percentual de categorias nessa faixa era de 30,6%. A segunda faixa com maior concentração foi de 1,01 pp a 2pp acima da inflação, com 1/3 das negociações (33,3%). O percentual de categorias com aumentos acima de 3,01% nesse semestre também cresceu, passando para 5,6% das negociações em 2012 frente aos 2,8% verificados no primeiro semestre de 2011. Esse fato pode indicar um movimento das faixas de reajustes com ganhos menores para aquelas com ganhos mais elevados. Ao comparar com a inflação média no período, os reajustes analisados no RS pelo SAS-DIEESE resultaram em um ganho real de 1,97% acima do INPC-IBGE. Em igual período do ano passado, o ganho real médio havia sido de 1,66%.

Quanto à distribuição das negociações, a indústria é responsável por 55,6% das informações, 27,8% do segmento de Serviços e 16,7% do Comércio. Uma analise dos reajustes voltados para os setores demonstra que a Indústria e o Comércio registram reajustes acima do INPC, ou seja, com aumentos reais. No setor de Serviços, 90% das negociações conquistaram ganhos reais e 10% obtiveram reajuste igual ao INPC da data-base.

O maior aumento real registrado na pesquisa foi observado em uma unidade de negociação do setor de serviços, a qual atingiu o percentual de ganho de 7,59%, seguido por uma negociação da indústria que conquistou 4,25%. Considerando os últimos quatro anos esses foram os maiores ganhos médios reais obtidos setorialmente.

 

Resultados Brasil - 1º sem./2012

- No primeiro semestre de 2012, um percentual expressivo de unidades de negociação conquistou aumento real: 97%.

- Em 2012, o valor médio do aumento real foi de 2,23%, sempre na comparação com o INPC-IBGE. 

- A Indústria e o Comércio apresentaram percentuais muito semelhantes de reajustes acima da inflação (98%)

 

Perspectivas 2º semestre 2012

Para o segundo semestre, espera-se um comportamento mais positivo ao registrado no primeiro, ou seja, com ampliação dos ganhos salariais. Esse cenário mais favorável está vinculado à própria conjuntura econômica que tem registrado baixas taxas de desemprego, expansão das ocupações, crescimento dos rendimentos, inflação estável e retomada dos indicadores de crescimento econômico. Esses elementos tendem a ampliar o poder de negociação dos sindicatos junto às questões relacionadas aos contratos coletivos de trabalho.

 

 

 

Fonte: Dieese/RS
 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia