Notícias
 
CUT-RS lança cartaz com fotos de Sartori e deputados que arrocharam mínimo regional
Governistas aprovaram um piso regional sem a devida reposição integral da
22/03/2016




A CUT-RS lançou nesta terça-feira (22) o cartaz “Não gostam de trabalhador” com as fotos do governador José Ivo Sartori (PMDB) e dos deputados e deputadas favoráveis e ausentes na votação do requerimento do líder do governo, Alexandre Postal (PMDB), que aprovou o reajuste de 9,61% para o salário mínimo regional deste ano. A votação foi realizada no dia 1º de março no plenário da Assembleia Legislativa. Teve vaias dos representantes dos trabalhadores e aplausos dos empresários.

Com isso, foi derrubada a emenda que previa o aumento pelo INPC do período, que foi de 11,31%. As centrais sindicais defenderam o reajuste de 11,68%, igual ao índice aplicado pela presidenta Dilma Rousseff (PT) ao mínimo nacional.

O reajuste de 9,61%, encaminhado por Sartori, pela primeira vez menor do que a inflação desde a criação do mínimo regional em 2001, foi aprovado por 26 votos favoráveis, 25 contrários e 4 ausências. A votação havia terminado empatada, mas a presidente da Casa, deputada Silvana Covatti (PP), decidiu a favor do governo.

Não vote neles na próxima eleição

“Mais um ataque do Sartori ao povo gaúcho”, destaca o cartaz da CUT-RS, que ao final manda o recado para os trabalhadores e as trabalhadoras: “Não vote neles na próxima eleição”.
“Orientamos os sindicatos, federações e confederações a reproduzirem o cartaz nos meios de comunicação de cada entidade e nas redes sociais, mostrando a cara, o nome e o partido do governador e de cada parlamentar que arrochou o salário de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.

“Eles revelaram que não gostam de trabalhador. Tiraram dinheiro dos mais pobres e vulneráveis, o que empobrece a classe trabalhadora e aumenta a concentração de renda. Com menos salário, diminui o consumo, a produção e a arrecadação do Estado”, apontou o dirigente da CUT-RS.

O projeto foi sancionado por Sartori nesta segunda-feira (21). Com isso, o reajuste de 9,61% está vigorando, com efeitos retroativos a 1º de fevereiro. As cinco faixas salariais ficaram entre R$ 1.103,66 e R$ 1.398,65.

 

 

Fonte: CUT-RS

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia