Notícias
 
Escola Mesquita lança pioneiro curso técnico em sistemas de energia renovável
.
09/06/2017


O futuro da geração de energias renováveis (eólica, solar, térmica etc) já chegou para tornar nosso mundo menos poluído


  Em vez de usar a energia elétrica produzida pelas caras ou poluentes usinas termoelétricas, hidrelétricas e nucleares, que tal usar uma energia elétrica limpa e barata, captada por aerogeradores ou painéis de energia solar, e que pode ser gerada inclusive em sua própria casa? E que tal você ou seu filho/a buscar formação para ser um profissional desta promissora área?

Isso tudo é possível. O futuro da geração de energias renováveis (eólica, solar, térmica etc) já chegou para tornar nosso mundo menos poluído e mais autosustentável. E, o que é melhor, gerando milhares de empregos bem remunerados não só para engenheiros, meteorologistas e geólogos, mas também para técnicos de instalação e manutenção de aerogeradores e placas de energia solar fotovoltaica.

No caso da energia eólica, por exemplo, no lugar de torres com enormes hélices, já existem aerogeradores verticais sem hélices, que ocupam muito menos espaço, fazem menos ruído, geram pouquíssimos impactos ambientais e são muito mais baratos, pois reduzem a mais da metade os custos de fabricação e manutenção. Estes aerogeradores aproveitam o vento que flui ao redor da estrutura e transformam a energia mecânica em energia elétrica.

Outra forma revolucionária de geração de energia limpa é a obtida por placas de células fotovoltaicas feitas de silício ou outros semicondutores, que captam a luz solar – inclusive em dias nublados e chuvosos – e transformam a radiação do sol em energia elétrica. Essa tecnologia é bastante nova no Brasil, tem sido muito utilizada pela indústria, mas vem ganhando muita adesão em residências (prédios, condomínios, casas), com a vantagem de que a energia excedente (não utilizada) pode ser vendida à companhia de eletricidade do Estado.

CURSO PIONEIRO MATRÍCULAS ABERTAS

De olho no mercado e nestas inovações, a Escola Técnica Mesquita quer contribuir para formar profissionais habilitados a realizar projetos, orçamentos e fazer instalações e manutenção de sistemas híbridos de geração de energia elétrica, especialmente de energia fotovoltaica e eólica, como também de outras consideradas de poucos danos ambientais, e capazes de utilizar instrumentos de medição elétrica/eletrônica, analisar e especificar circuitos digitais e analógicos, implementar sistemas elétricos automatizados utilizando CLP (controlador lógico programável), microprocessadores e microcontroladores.

Por isso, a escola lançou o Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável. Dividido em quatro módulos e com 1.200 horas/aula, o curso está com matrículas abertas até agosto, com o objetivo de formar turmas com, no mínimo, 20 alunos. Estes, depois de formados, receberão certificação como Técnicos em Sistemas de Energia Renovável e o registro no Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

“Aqui no RS, não há cursos em nível técnico nesta área. Portanto, nosso curso é pioneiro e com componentes curriculares que ensinam desde eletricidade, eletrônica e mecânica básica, até conhecimentos em tecnologias de captação, armazenamento e conversão de energias, tecnologias aplicadas aos aerogeradores e painéis fotovoltaicos, meteorologia aplicada a energia solar e eólica, e conhecimentos de projeto e instalação de sistemas de geradores de energia”, resumiu o diretor da escola, Jurandir Damin, lembrando que a escola possui uma maquete que simula para os alunos a tecnologia de geração de energia elétrica a partir da energia eólica e solar (veja fotos acima).

Interessados neste e nos outros vários cursos oferecidos pela escola podem entrar em contato pelos telefones 3340.3110 e 3022.3386, no Whatsapp 99978.5830, no site mesquita.com.br, no email secretaria@mesquita.com.br ou diretamente na Escola Técnica Mesquita, na Av. do Forte, 77 - Bairro Cristo Redentor, em Porto Alegre, a 200 metros da Av. Assis Brasil.

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia