Notícias
Escola Mesquita recebe homenagem aos seus 60 anos na Assembleia Legislativa do RS O Sindicato e Escola receberam a medalha da 56º legislatura 08/12/2023 Jean Lazarotto - STIMEPA O Sindicato e Escola receberam a medalha da 56º legislatura
A Escola disponibiliza cursos técnicos de nível médio em setores estratégicos, como eletrônica, mecânica, automação industrial e informática. A instituição é a primeira no Estado a oferecer cursos profissionalizantes em sistemas de energia renovável, garantindo programas de qualificação de nível básico, bem como iniciativas e projetos voltados para inclusão social, como o programa Jovem Aprendiz, a economia solidária e também realiza cursos específicos dentro das fábricas em diversos municípios do Rio Grande do Sul.
Em outubro, foi firmada a parceria entre a Escola e Governo do Estado para o desenvolvimento de cursos técnicos em sistemas de energia renovável, eletrônica, informática e automação industrial com vagas especiais para mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica e chefes de família em Alvorada. Além disso, as participantes terão a garantia de encaminhamento profissional direto para o setor industrial, facilitando assim o retorno destas mulheres ao mercado de trabalho. O Investimento de RS$ 250 mil reais para o projeto intitulado "Mulheres Empoderam Mulheres - Juntas Somos Tec" veio por meio de emenda parlamentar proposta pela Deputada Stela Farias.
Patrimônio dos Trabalhadores Metalúrgicos Durante seu discurso, Stela lembrou que a Escola Mesquita foi criada e mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, “São duas instituições que se complementam e compartilham a mesma trajetória de lutas e conquistas, seja através do sindicalismo ou da educação voltada à inclusão e à cidadania. Esta homenagem, antes de tudo, é uma consideração respeitosa à história destas duas instituições, que tiveram e têm até hoje grande afinidade e importância para a sociedade gaúcha”, garantiu Stela.
Participaram da mesa Claudete Souza, diretora da Escola Técnica Mesquita, Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Patrick Fogaça, aluno da Escola Mesquita, Gilmar Sossella (PDT), Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Jurandir Damin, ex-diretor da Escola Mesquita e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos. Em apartes, os deputados Sofia Cavedon (PT), Airton Artus (PDT), Elizandro Sabino (PTB), Edivilson Brum (MDB) e Airton Lima (Podemos) também prestaram suas homenagens e destacaram a importância da Escola Técnica José César de Mesquita para o desenvolvimento do estado.
Fotos: Jean Lazarotto Veja também |