Sindicato entrega doações da Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos para comunidade em Gravataí
As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura e cuidado por parte do poder público.
22/07/2022
As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura.
Na manhã desta sexta, 22 de julho, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre realizaram a entrega das doações arrecadadas na Campanha do Agasalho para os moradores do bairro Xará, em Gravataí.
As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura. Tendo que caminhar pelas ruas de chão batido e depois cerca de mais 3km em uma estrada sem iluminação para ter acesso ao transporte público. O bairro também não conta com nenhuma unidade de saúde para atendimento da população de mais de 6 mil pessoas.
No ano de 2019 a única escola que havia na comunidade, foi sucateada e demolida pela prefeitura. Agora, as crianças também precisam se submeter ás condições precárias das estradas e falta de transporte para frequentar a escola, que fica longe do bairro.
As doações foram entregues na “Associação Sócio Cultural Muda Xará”, que atende aos moradores mais necessitados distribuindo agasalhos, alimentos, materiais de higiene e refeições prontas, feitas em uma cozinha improvisada e com poucos recursos. Também disponibiliza aulas de Taekwondo, Capoeira, Música, Informática e outras atividades educativas e culturais para crianças e jovens.
O diretor de saúde do Sindicato, Marcelo Nascimento, ressaltou a importância das ações para dar suporte para a comunidade, chamando também para a responsabilidade do poder público, “Estas famílias estão aqui esquecidas pelo poder público, dependendo da ajuda de algumas poucas empresas e entidades que ainda conseguem oferecer suporte para as famílias”, afirmou.
Antônio Graciano, líder comunitário e fundador da Associação, se emocionou dando relatos das dificuldades constantes que os voluntários passam para atender a comunidade “Durante a pandemia, as doações praticamente pararam. Em várias ocasiões, tivemos que fazer rodízio para definir quais famílias iriam receber os alimentos, enquanto outras iriam passar fome. Mas somos teimosos e não desistimos de ajudar nosso povo” afirmou com lágrimas nos olhos.
Adriano Filippetto, Presidente do sindicato, destacou a importância do trabalho indispensável dos voluntários para a comunidade. Também agradeceu o esforço de todos os envolvidos na Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos, principalmente aos trabalhadores da empresa NEXTEER, que participaram de forma intensa realizando uma grande ação para arrecadar as doações entre os funcionários.
Sem apoio suficiente, a Associação Sócio Cultural Muda Xará, Necessita de alimentos, agasalhos, material de higiene, utensílios, equipamentos de cozinha e outros itens. Também precisa em caráter de urgência de suporte financeiro para manter as contas fixas para operação, que hoje utiliza recursos financeiros dos próprios voluntários para sobreviver.
Para doar, entre em contato pelo whatsapp: (51) 99113-8083
As contribuições financeiras podem ser feitas através do PIX: 346.179.220-91 em nome de ANTÔNIO GRACIANO.
Você pode tirar dúvidas e acompanhar as ações da Associação Sócio Cultural Muda Xará através das redes sociais:
Instagram: @ascmdxara
Facebook: Associação Sócio Cultural Muda Xará
Veja também