Notícias
 
Sindicato entrega doações da Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos para comunidade em Gravataí
As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura e cuidado por parte do poder público.
22/07/2022


As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura.


     Na manhã desta sexta, 22 de julho, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre realizaram a entrega das doações arrecadadas na Campanha do Agasalho para os moradores do bairro Xará, em Gravataí.


     As mais de duas mil famílias do bairro, que fica em uma área isolada da cidade, sofrem com a falta de infraestrutura. Tendo que caminhar pelas ruas de chão batido e depois cerca de mais 3km em uma estrada sem iluminação para ter acesso ao transporte público. O bairro também não conta com nenhuma unidade de saúde para atendimento da população de mais de 6 mil pessoas.

  


     No ano de 2019 a única escola que havia na comunidade, foi sucateada e demolida pela prefeitura. Agora, as crianças também precisam se submeter ás condições precárias das estradas e falta de transporte para frequentar a escola, que fica longe do bairro.

 

     As doações foram entregues na “Associação Sócio Cultural Muda Xará”, que atende aos moradores mais necessitados distribuindo agasalhos, alimentos, materiais de higiene e refeições prontas, feitas em uma cozinha improvisada e com poucos recursos. Também disponibiliza aulas de Taekwondo, Capoeira, Música, Informática e outras atividades educativas e culturais para crianças e jovens.

 

     O diretor de saúde do Sindicato, Marcelo Nascimento, ressaltou a importância das ações para dar suporte para a comunidade, chamando também para a responsabilidade do poder público, “Estas famílias estão aqui esquecidas pelo poder público, dependendo da ajuda de algumas poucas empresas e entidades que ainda conseguem oferecer suporte para as famílias”, afirmou.

 


     Antônio Graciano, líder comunitário e fundador da Associação, se emocionou dando relatos das dificuldades constantes que os voluntários passam para atender a comunidade “Durante a pandemia, as doações praticamente pararam. Em várias ocasiões, tivemos que fazer rodízio para definir quais famílias iriam receber os alimentos, enquanto outras iriam passar fome. Mas somos teimosos e não desistimos de ajudar nosso povo” afirmou com lágrimas nos olhos.


     Adriano Filippetto, Presidente do sindicato, destacou a importância do trabalho indispensável dos voluntários para a comunidade. Também agradeceu o esforço de todos os envolvidos na Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos, principalmente aos trabalhadores da empresa NEXTEER, que participaram de forma intensa realizando uma grande ação para arrecadar as doações entre os funcionários.


     Sem apoio suficiente, a Associação Sócio Cultural Muda Xará, Necessita de alimentos, agasalhos, material de higiene, utensílios, equipamentos de cozinha e outros itens. Também precisa em caráter de urgência de suporte financeiro para manter as contas fixas para operação, que hoje utiliza recursos financeiros dos próprios voluntários para sobreviver.


Para doar, entre em contato pelo whatsapp: (51) 99113-8083
As contribuições financeiras podem ser feitas através do PIX: 346.179.220-91 em nome de ANTÔNIO GRACIANO.


Você pode tirar dúvidas e acompanhar as ações da Associação Sócio Cultural Muda Xará através das redes sociais:

Instagram: @ascmdxara
Facebook: Associação Sócio Cultural Muda Xará

 

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia