Notícias
 
Federação dos Metalúrgicos solidária ao companheiro Milton Viário
Ex-presidente da FTM/CUT e atual assessor do governador Tarso foi injustamente acusado de ter tramado a prisão de líderes indígenas
14/05/2014




 

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS emitiu nesta data, 14 de maio, uma nota de solidariedade ao metalúrgico e ex-presidente da entidade, Milton Viário. Ele é atualmente assessor do governador Tarso Genro e, juntamente, com Ricardo Zamora, secretário-chefe de Gabinete do Governador do Estado, Elton Scapini, Secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Roberto Perin, coordenador regional da Funai, e Selso Pelin, prefeito do município de Faxinalzinho, está sendo acusado de ter convencido líderes Kaingang a se deslocar para fora da aldeia Kandóia para discutir a continuidade dos processos de demarcação e resoluções acerca do clima de conflitos na região. Na ocasião, 9 de maio, a Polícia Federal invadiu a reunião e prendeu cinco índios alegando ter provas de seus envolvimentos nas mortes de dois agricultores daquele município.

Em nota conjunta, a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Rio Grande do Sul e a chefia de Gabinete do Governador do Estado afirmaram que foi inadequada a ação da Polícia Federal (PF), que prendeu os indígenas suspeitos. "Do ponto de vista legal e policial, nada temos a opor quanto ao cumprimento dos mandados. No entanto, do ponto de vista da solução do problema, a ação, realizada durante a reunião, relevou-se totalmente inadequada, já que interrompeu um momento muito importante de diálogo e construção de propostas que pacificariam o município e garantiriam o direito das duas partes”, diz trecho da nota assinada pelos secretários Elton Scapini, da SDR e Ricardo Zamora, secretário-chefe de Gabinete do Governador do Estado. De acordo com o texto, os representantes do governo do estado foram surpreendidos com a ação da PF. “Não tínhamos qualquer informação de que tais mandados seriam cumpridos naquele momento”, conta. O documento diz ainda que representantes do governo pediram ao Ministério da Justiça “que coordenasse a questão, de forma a não aumentar a tensão social já existente no município”. Após o incidente, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, classificou o fato como uma “lamentável coincidência”.

 

Nota de solidariedade

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTMRS-CUT) se solidariza ao companheiro Milton Viário, ex-presidente desta entidade e atual assessor do governador Tarso Genro.
Com indignação, repudiamos qualquer tipo de investida contra décadas de trabalho em apoio aos movimentos sociais, através de manifestações infundadas de que o companheiro estaria por trás de iniciativas que contrariam os direitos dos índios.

No Governo do Estado, Milton Viário tem desempenhado um importante e incansável papel na articulação dos movimentos sociais com o Poder Executivo, primando pelo diálogo e visando soluções que possibilitem a diminuição das desigualdades.

Entendemos que está em curso uma campanha provocativa, caluniosa e difamatória. A categoria metalúrgica conhece de perto sua trajetória de militante na defesa dos direitos dos trabalhadores do campo e da cidade.

Durante os anos em que esteve à frente de nossa entidade, Milton Viário foi responsável pelo estabelecimento de vínculos com os mais diversos movimentos que representam a sociedade e lutam por justiça.

Apoiamos nosso companheiro pela sua caminhada marcada pela verdade, pela defesa da cidadania, pelo diálogo e pela luta pacífica.

Porto Alegre, 13 de maio de 2014.

Jairo Carneiro - Presidente da FTMRS-CUT

 

 

Por: Geraldo Muzykant - Assessoria de Comunicação Social do STIMMMEC

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia