Notícias
 
TVT comemora 450 mil inscritos no YouTube. Saiba por quê, e como fortalecer este canal
Emissora mantida pelos trabalhadores faz campanha para ampliar membros no YouTube, convida para o financiamento coletivo via Catarse e para parceria com Editora Boitempo
29/05/2020




A TVT comemorou nesta semana (25 a 29/05/2020) 450 mil inscritos em seu canal no YouTube. O resultado premia uma experiência que ainda está por completar 10 anos, em agosto. A emissora é gerida pela Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos mantida pelos sindicatos do Metalúrgicos do ABC e Bancários de São Paulo, Osasco e Região. Fazem parte desta empreitada a Rádio Brasil Atual e a o portal RBA. E uma parceria com o Brasil de Fato – que soma esforços em torno de uma produção jornalística ligada por sólida afinidade editorial.

Essa conquista ocorre em um momento turbulento da política e da economia do país, agravado pela pandemia do novo coronavírus – mais grave crise sanitária global desde a gripe espanhola, um século atrás.

Algumas das grandes diferenças entre essa nova mídia e a imprensa comercial ficaram estampadas ao longo da cobertura da pandemia. A imprensa comercial tradicional, mantida por grandes corporações empresariais e financeiras, aborda a crise com forte abordagem dos aspectos sanitários. Mas “esquece” de informar que não se resolverá a pandemia sem uma atuação forte, corajosa e equilibrada do Estado. E que tampouco a economia terá uma recuperação justa e sustentável se não pensar em um novo modelo de economia e de sociedade. A governança do sistema financeiro global já levava o planeta ao colapso antes de a pandemia chegar.

A discussão desse outro mundo possível passa pelo fortalecimento das novas mídias. Nesse universo se inserem a TVT e a Rádio Brasil Atual. Ao crescimento dessas plataformas no YouTube e demais redes sociais, soma-se a expansão sustentável da audiência na TV digital (44.1) e no rádio (FM 98,9) na Grande São Paulo. São mais de 300 mil espectadores e ouvintes diários, das 7h às 24h.

Programação

Alcançar 450 mil inscritos, um marco entre emissoras educativas, foi possível com dedicação a uma programação diferenciada. O Bom Para Todos conquistou espaço na faixa das 15h, com notícia e análise em cima dos fatos. Mais tarde, 19h, no Seu Jornal, as reportagens do dia ganharam a companhia de um supertime de colunistas.

Na segunda-feira, Paulo Nogueira Batista Jr., ex-diretor do FMI e do Banco dos Brics, comenta a geopolítica no mundo. Na terça, a jurista Carol Proner, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, analisa o comportamento do meio jurídico e suas implicações nos rumos do país.

Nas quartas o médico Arthur Chioro, professor da Universidade Federal de São Paulo e ex-ministro da Saúde, traz um panorama das ações (ou falta delas) em tempos de pandemia. O professor e escritor Ladislau Dowbor – toda quinta – analisa as contradições da economia dominada pelo sistema financeiro internacional.

Sexta-feira o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Jr., completa a análise dos indicadores econômicos. O Seu Jornal tem ainda diariamente o comentário político de João Cayres.

Antes, às 18h30, na TVT e na Rádio Brasil Atual, e no YouTube, o Papo com Zé Trajano repercute política, esporte e cultura. E toda quinta, às 22h, Juca Kfouri apresenta o Entre Vistas.

O Jornal Brasil Atual, transmitido às 7h pelo 98,9 FM, pode também ser visto pelo canal digital 44.1, pelo YouTube e pelo portal. A Rádio Brasil Atual mantém ainda ao meio-dia um programa diário de entrevistas, no lugar do Hora do Rango, em tempos de isolamento: o Colibri na Quarentena. À tarde, 17h, tem nova edição do Jornal Brasil Atual. E entre um jornalismo e outro, a rádio oferece o melhor da música brasileira.

Faça parte desta mídia

É pelo YouTube que os internautas de todo Brasil alcançam a TVT. E é por ali que o canal convida agora seus seguidores a se tornar membros. Assim, ajudam a bancar a manutenção e a expansão dessa experiência inovadora. Ao se tornar membro, a pessoa contribui com R$ 7,99 reais por mês. A quantia é modesta, e o significado, imenso.

Outra forma de o público participar do financiamento coletivo é por meio da plataforma Catarse. Com contribuições mensais a partir R$ 30, o parceiro ganha um desconto de 30% ao encomendar livros da Editora Boitempo.

E por falar nos livros da Boitempo, adquirindo seu livro por aqui, o leitor ajuda também a fortalecer o portal Rede Brasil Atual.

 

Fonte: Rede Brasil Atual

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia