Portão aberto não impede assembleia de trabalhadores da GKN
Na manhã da terça, 29 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos fez uma assembleia junto aos portões da GKN, de Porto Alegre, para tratar da
30/05/2012
Na manhã da terça, 29 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos fez uma assembleia junto aos portões da GKN, de Porto Alegre, para tratar da campanha salarial. Irritados com a presença do sindicato e com a mobilização dos trabalhadores, a direção da empresa ordenou que um portão lateral fosse aberto para pressionar e induzir os trabalhadores a entrar para o trabalho, mas a manobra falhou porque, mais uma vez, os metalúrgicos mostraram união e consciência de classe e preferiram permanecer na assembleia, não se submetendo a este tipo de pressão patronal.
Na ocasião, foi discutida a forma pela qual a empresa vinha divulgando a reivindicação relativa ao reajuste do piso salarial. Segundo o diretor sindical da fábrica, Rafael Moretto, a GKN espalhou pelos murais da empresa opinião para confundir os trabalhadores e desqualificar a reivindicação de 14,75% nos pisos da categoria. Os diretores do Sindicato deixaram claro que a proposta visa um aumento proporcional do piso da categoria com o piso regional e que obviamente a reivindicação, caso seja aprovada, terá impacto maior em empresas cujos salários iniciais são iguais ou próximos do valor do piso da categoria.
Por fim, os dirigentes sindicais apresentaram o funcionário da GKN, Adriano Nunes da Silva, como um dos novos dirigentes da Federação dos Metalúrgicos. Junto com Jairo Carneiro, eleito presidente, Ademir Bueno, secretário de Finanças, e Claudir Nespolo, diretor efetivo, Adriano vai representar a nossa base metalúrgica no Estado e contribuir para estreitar os laços que unificam o movimento sindical metalúrgico por meio da Federação.