Jairo Carneiro, diretor do nosso sindicato, é novo presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS
Jairo Carneiro (na foto, entre o deputado Adão Vilaverde e o presidente do Stimepa, Lirio Segalla) vai presidir a FTM/CUT nos próximos três anos
21/05/2012
Nesta segunda-feira, 21, a Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS/CUT) realizou o tradicional congresso eleitoral que ratificou a eleição da única chapa inscrita, aclamada como nova direção da entidade para o mandato de três anos (2012 – 2015).
A chapa eleita tem três diretores de Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre: Jairo Carneiro na presidência, Ademir Bueno na Secretaria de Finanças e Claudir Nespolo na direção efetiva.
Quem é Jairo Carneiro?
Jairo Carneiro, 62 anos de idade, iniciou sua militância muito jovem, na década de 60, junto aos movimentos populares. Durante os anos 70, foi perseguido político durante a ditadura militar.
O espírito de liderança o levou naturalmente à militância sindical na década de 80. Trabalhador da Koch Metalúrgica, de Cachoeirinha, Jairo atuou ampliou a luta sindical na cidade. Também colaborou na fundação e organização da CUT no Estado, entidade presidida por ele em dois mandatos, entre 1992 e 1997.
Jairo também foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre por dois mandatos, entre 1989 e 1994. Mais recentemente, tornou-se diretor da Federação dos
Metalúrgicos, onde desempenhou importantes cargos.
Pelo fato de ser um dos maiores articuladores políticos e melhores negociadores do movimento sindical, somando sua capacidade de administrar e solucionar conflitos, Jairo foi indicado para assumira presidência da Federação com o compromisso de estreitar ainda mais os laços que unificam o movimento sindical metalúrgico gaúcho.