Notícias
Mobilizações da Campanha Salarial se intensificam em Porto Alegre Objetivo é pressionar a classe patronal a atender as reivindicações da categoria, entre as quais um reajuste salarial de 14,25% (6,3% do INPC entre maio/2010 e abril/2011), mais 7,5%, relativo a 18/05/2011 O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre intensificou as mobilizações da Campanha Salarial 2011 na base local. O objetivo é pressionar a classe patronal a atender as reivindicações da categoria, entre as quais um reajuste salarial de 14,25% (6,3% do INPC entre maio/2010 e abril/2011), mais 7,5%, relativo ao PIB de 2010.
Pela manhã, a direção do sindicato esteve junto ao portão da Terex Roadbuilding, em Cachoeirinha, onde aproximadamente 200 trabalhadores e trabalhadoras permaneceram parados no lado de fora da empresa. Além de informar sobre o ritmo lento das negociações visando o fechamento da Convenção Coletiva de 2011, a direção do sindicato realizou um protesto contra a demissão de três companheiros ex-cipeiros, que ainda estavam no período de estabilidade a que tinham direito. O presidente da entidade, Lirio Segalla, adiantou que o sindicato não vai homologar as rescisões dos demitidos e vai tomar todas as providências cabíveis para anular essas demissões irregulares. "A empresa quer impedir que esses companheiros possam concorrer novamente. Exigimos mais respeito da empresa para com os companheiros que foram escolhidos como representantes de vocês na Cipa e mais respeito à legislação trabalhista", disse.
À tarde, a direção do sindicato realizou nova assembleia em porta de fábrica. Desta vez foi na entrada do turno da tarde da GKN, em Porto Alegre. Na ocasião, os dirigentes sindicais aproveitaram para distribuir a edição 255 do jornal Folha Metalúrgica.
A direção do sindicato pretende realizar mobilizações diárias em uma ou mais fábricas. O objetivo é ir preparando a categoria para ações mais fortes como as assembleias gerais e possíveis greves.
|