CDES/RS começa a atuar com representantes de nosso sindicato
17/03/2011
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social - também conhecido informalmente como “Conselhão” - foi instalado no dia 15 de março pelo Governador Tarso Genro, em solenidade no Palácio Piratini.
Composto por representantes dos mais variados segmentos da sociedade, de sindicatos de trabalhadores a federações de indústrias, o CDES/RS funcionará como um fórum permanente de discussão dos temas mais sensíveis para a racionalização da máquina pública, debatendo também rumos para o setor produtivo.
Entre os 100 componentes, o CDES/RS contará com a participação de dois companheiros vinculados ao nosso sindicato: o diretor sindical Claudir Nespolo, ex-presidente da entidade e atual presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, e o advogado Lauro Magnago, sócio do escritório Woida Forbrig Magnago & Advogados Associados, que há muitos anos defende os interesses jurídicos de nosso sindicato e nossa base metalúrgica.
“O conselho é uma iniciativa que amplia a democracia”, entende Lauro Magnago, apostando no resultado da experiência que muda os parâmetros de gestão pública no RS. “Tenho expectativa que funcione como um fórum de debates dos grandes problemas do estado e formule soluções para problemas históricos”, complementa o advogado.
O Conselho tem metas ambiciosas. O campo de discussão pode abranger desde os critérios para reajustar o salário mínimo regional, como propostas para sanear a previdência estadual, passando pelo debate acerca dos pedágios, saúde, educação e segurança pública, entre outros temas críticos que tem sido entraves para os últimos governos.
Com informações de Fernanda Rosito, da assessoria de comunicação do escritório WFM&AA