Notícias
CUT-RS debate conjuntura após eleições 2010 08/12/2010 No dia 7 de dezembro, a Central Única dos Trabalhadores promoveu um debate com o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , Ricardo Franzoi, e com o economista, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), André Scherer. Participou do encontro a Direção Ampliada da Central. O presidente estadual da CUT-RS, Celso Woyciechowski, abriu o debate fazendo uma análise das eleições 2010, destacando a vitória da democracia no Brasil. “Somos privilegiados por estarmos protagonizando essa transformação histórica pela qual passa o nosso país. Em 2011, tanto a nível federal quanto estadual, a Central irá continuar lutando por políticas públicas, contra a precarização do mundo do trabalho e o neoliberalismo”.
Scherer iniciou sua palestra afirmando que a crise mundial ainda não acabou e que o Brasil perdeu muito em função dela. No entanto, ele ressaltou que “o governo tomou medidas inteligentes para continuar fazendo com que o crescimento do Brasil não parasse diante da crise, como por exemplo, com a redução dos impostos. O governo Dilma vai fazer com que o Brasil se desenvolva ainda mais e cada vez mais rápido. Esse é o projeto da Dilma”. Segundo o professor, os dois pilares do governo Dilma serão o intervencionismo e o neodesenvolvimentismo. No caso da Central Única dos Trabalhadores, Scherer acredita que a luta dos trabalhadores deve se voltar para o governo de forma propositiva, buscando avançar nas suas bandeiras, principalmente no que se refere à redução da jornada de trabalho sem redução de salários. Franzoi afirmou que o grande desafio do Brasil, a partir de agora, é crescer distribuindo renda. Ele acredita ser este o principal obstáculo para transformarmos e desenvolvermos ainda mais o nosso país. Segundo o técnico do Dieese, “é necessário distribuir os salários, lucros e tributos de forma mais igualitária, através de planos territoriais de desenvolvimento”.
Após as duas explanações, o debate foi aberto e os participantes expuseram suas dúvidas questionando os dois palestrantes ativamente. Várias perguntas foram respondidas e, ao final do debate, Scherer indicou o livro “Três Décadas de Economia Gaúcha”, lançado pela FEE, para maiores esclarecimentos. Woyciechowski considerou o debate bastante produtivo e, ao encerrá-lo, reafirmou as bandeiras da Central, expostas na Plataforma da Classe Trabalhadora. Além disso, ficou encaminhada a elaboração de uma resolução da CUT-RS, a fim de unir os trabalhadores em torno dessas bandeiras, para ser apresentada no dia 21 de dezembro, data da próxima reunião da Direção Executiva da Central. |