Notícias
 
CUT-RS debate conjuntura após eleições 2010
08/12/2010


No dia 7 de dezembro, a Central Única dos Trabalhadores promoveu um debate com o economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) , Ricardo Franzoi, e com o economista, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística Siegfried Emanuel Heuser (FEE) e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), André Scherer. Participou do encontro a Direção Ampliada da Central.

O presidente estadual da CUT-RS, Celso Woyciechowski, abriu o debate fazendo uma análise das eleições 2010, destacando a vitória da democracia no Brasil. “Somos privilegiados por estarmos protagonizando essa transformação histórica pela qual passa o nosso país. Em 2011, tanto a nível federal quanto estadual, a Central irá continuar lutando por políticas públicas, contra a precarização do mundo do trabalho e o neoliberalismo”.

Na abertura do debate, o presidente estadual da CUT-RS, Celso Woyciechowski, fez uma análise das eleições 2010

Scherer iniciou sua palestra afirmando que a crise mundial ainda não acabou e que o Brasil perdeu muito em função dela. No entanto, ele ressaltou que “o governo tomou medidas inteligentes para continuar fazendo com que o crescimento do Brasil não parasse diante da crise, como por exemplo, com a redução dos impostos. O governo Dilma vai fazer com que o Brasil se desenvolva ainda mais e cada vez mais rápido. Esse é o projeto da Dilma”.

Segundo o professor, os dois pilares do governo Dilma serão o intervencionismo e o neodesenvolvimentismo. No caso da Central Única dos Trabalhadores, Scherer acredita que a luta dos trabalhadores deve se voltar para o governo de forma propositiva, buscando avançar nas suas bandeiras, principalmente no que se refere à redução da jornada de trabalho sem redução de salários.

Franzoi afirmou que o grande desafio do Brasil, a partir de agora, é crescer distribuindo renda. Ele acredita ser este o principal obstáculo para transformarmos e desenvolvermos ainda mais o nosso país. Segundo o técnico do Dieese, “é necessário distribuir os salários, lucros e tributos de forma mais igualitária, através de planos territoriais de desenvolvimento”.

 

Ricardo Franzoi afirmou que o grande desafio do Brasil, a partir de agora, é crescer distribuindo renda

 

Após as duas explanações, o debate foi aberto e os participantes expuseram suas dúvidas questionando os dois palestrantes ativamente. Várias perguntas foram respondidas e, ao final do debate, Scherer indicou o livro “Três Décadas de Economia Gaúcha”, lançado pela FEE, para maiores esclarecimentos.

Woyciechowski considerou o debate bastante produtivo e, ao encerrá-lo, reafirmou as bandeiras da Central, expostas na Plataforma da Classe Trabalhadora. Além disso, ficou encaminhada a elaboração de uma resolução da CUT-RS, a fim de unir os trabalhadores em torno dessas bandeiras, para ser apresentada no dia 21 de dezembro, data da próxima reunião da Direção Executiva da Central.

 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia