Plenária da Federação reforça caráter unificado da campanha salarial dos metalúrgicos

Dirigentes sindicais confirmaram a reivindicação salarial de 10%

29/04/2013

Dirigentes sindicais confirmaram a reivindicação salarial de 10%

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS/CUT) realizou na manhã do dia 25 de abril a tradicional plenária que selou o início das campanhas salariais de praticamente todos os sindicatos metalúrgicos filiados no Estado. O objetivo principal foi reforçar o caráter unificado da campanha salarial dos metalúrgicos, estabelecendo pautas, mobilizações e estratégias igualitárias e conjuntas. 

Na ocasião, estiveram presentes representantes de todos os sindicatos, que fizeram uma análise da conjuntura com a colaboração do Dieese e, por meio da assessoria jurídica, debateram as principais cláusulas das pautas de reivindicações, entre elas o reajuste de 10% nos salários dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

No fim do encontro, com a colaboração do Conselho Fiscal e da assessoria contábil, foi feita a prestação de contas da entidade, que foi aprovada por unanimidade. Também esteve presente o dirigente estadual do MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Adalberto Martins, o Pardal, que veio agradecer pessoalmente os metalúrgicos por terem se unido aos militantes da Via Campesina e ajudado a conquistar os recursos para o Programa da Agricultura Camponesa, na ordem de R$ 100 milhões, custeados meio a meio pelo governo do Estado e pelo BNDES.

“Com a realização das plenárias e assembleias, e a entrega das pautas de reivindicações para os sindicatos patronais, é hora de a gente arregaçar as mangas e iniciar de fato as negociações e mobilizações das campanhas salariais. Aqui na base de Porto Alegre já estamos organizando os trabalhadores e trabalhadoras para nos ajudar nesta jornada de recuperação das perdas salariais e de avanços em várias cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Lirio Segalla.

Compartilhar

Veja também

Trabalhadores aprovam proposta de Participação nos Lucros e Resultados na Soluções Usiminas

Proposta inicial da empresa havia sido rejeitada por assembleia de trabalhadores junto ao sindicato

Novo presidente do TRT-4 destaca defesa do trabalho decente e combate à precarização

Termina dia 29 prazo para empresas enviarem relatórios salariais

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.