Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completa 45 anos

O Fundo de Garantia comemora seu aniversário de 45 anos na condição de ser a fundamental fonte de recursos na implantação de políticas públicas no Brasil.

Por meio dos programas Pró-Moradia, Carta de Crédito, Pró-Saneamento e outros, é possível a construção de moradias populares, redes de esgoto e de abastecimento de água, favorecendo a qualidade de vida dos brasileiros e gerando empregos.

Criado no dia 13 de setembro de 1966, o FGTS tinha o intuito de garantir uma poupança ao trabalhador demitido sem justa causa. Ao longo dos anos, passou por muitas mudanças: hoje, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio que pode ser sacado em diversas situações. Pode ser em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria (14% dos saques) ou da aposentadoria (13%), e em situações de dificuldades, que podem ocorrer no caso de demissão sem justa causa (63%), além de algumas doenças graves.

Por meio dos serviços On Line do site do FGTS, o trabalhador pode acompanhar o extrato, a movimentação e o saldo da sua conta vinculada. É possível, também, acessar dados da conta pelo celular ou em uma das agências CAIXA. Segurança nas operações de saques e transparência na consulta às informações do FGTS são algumas ações que marcam as evoluções nestes 45 anos.

Compartilhar

Veja também

Setembro Amarelo: saúde mental é uma pauta permanente

Desemprego cai para 7,8% no trimestre, o menor índice para o período desde 2015

Pesquisa do IBGE mostra que são 8,4 milhões de trabalhadores desocupados. Houve aumento de empregados com carteira de trabalho em 422 mil no trimestre e de 1,3 milhão no acumulado deste ano

Em nota oficial, Dilma rebate FHC e diz que recebeu herança bendita de Lula