XVII Feira Tecnológica expõe projetos dos alunos da Escola Mesquita

Neste ano a feira mostrou 16 projetos idealizados pelos alunos, sendo seis de automação, seis de mecânica e quatro de eletrônica.

A Escola Técnica Mesquita, vinculada ao Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, realizou na noite da sexta-feira, 2 de dezembro, a 17ª edição da tradicional Feira Tecnológica, evento que reúne alunos, professores e empresas para expor projetos de conclusão dos cursos técnicos de Mecânica, Eletrônica, Automação Industrial e Informática, além de tecnologias de ponta e outros produtos e serviços apresentados por empresas da área metal-mecânica.

Neste ano a feira mostrou 16 projetos idealizados pelos alunos, sendo seis de automação, seis de mecânica e quatro de eletrônica. Segundo o professor Sidney Kossmann, coordenador técnico da Escola Mesquita, a instituição está conseguindo formar os alunos num padrão profissional muito bom dada a qualidade dos projetos apresentados, citando como exemplo o que transporta chapas metálicas por sucção de ar comprimido. Essa opinião é compatilhada pelo professor de Automação, Leocádio Gonçalves Júnior, que elogiou o nível dos projetos apresentados este ano. Para ele, entre os que tiveram uma elaboração maior estava o do gerador eólico, tanto na parte mecânica quanto na parte elétrica. “A energia eólica obtida pelo movimento do ar (vento) é renovável, limpa e disponível em todos os lugares. No litoral já existem parques eólicos importantes”, lembrou.

Os projetos apresentados na feira podem ser utilizados posteriormente em sala de aula como material didático. Os mais importantes podem ser patenteados e servir de base para projetos mais elaborados, que podem ser financiados por empresas interessadas em utilizá-los nas suas matrizes produtivas.

Mais informações sobre a feira, bem como sobre inscrições para os cursos do próximo ano, podem ser obtidos junto à secretaria da Escola Mesquita, pelo fone 3022.3383 ou pelo e-mail secretaria@mesquita.com.br.

Compartilhar

Veja também

Prestação de contas 2024 do Sindicato é aprovada em assembleia

Abertura de empregos em julho é a maior no mês desde 2022

Setor da indústria está em segundo lugar entre os que mais abriram vaga no mês. RS também surpreende com saldo positivo ensejando recuperação pós-enchentes

Trabalhadores em todo o Estado participaram das atividades no Dia Nacional de Mobilização pela Redução da Jornada