Taxa de desemprego em relativa estabilidade

Em janeiro, no conjunto de regiões que compõem o Sistema PED – Distrito Federal e regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo – a taxa de desemprego ficou em 10,0%, contra 9,8% registrado em dezembro de 2012. O total de desempregados foi estimado em 2.259 mil pessoas, 44 mil a mais do que no mês anterior.

O nível de ocupação recuou 0,3%, no conjunto das sete regiões, com o fechamento de 60 mil postos de trabalho. O total de ocupados foi estimado em 20.290 mil pessoas. A redução no número de postos de trabalho foi determinado pelo fechamento de vagas no setor de Serviços – diminuição de 128 mil empregos em janeiro. A Construção registrou relativa estabilidade (3 mil vagas a menos) enquanto Indústria (25 mil postos) e Comércio e reparação de veículos (44 mil) tiveram comportamento positivo.

Segundo posição na ocupação, o número de assalariados permaneceu praticamente estável (0,1%). No setor privado, cresceu o número de empregados com e sem carteira assinada (1,0% e 0,5%), respectivamente.

O rendimento médio real dos ocupados diminuiu, em dezembro, no conjunto das regiões pesquisadas, com queda de 0,8%, para os ocupados e de 0,5%, para os assalariadas. Os valores monetários corresponderam a R$ 1.583, para os ocupados e R$ 1.608, para assalariados.

Fonte: Dieese

Compartilhar

Veja também

Com voto de minerva, deputados aprovam projeto caloteiro das RPVs do governo Sartori

CONHEÇA AQUI OS NÚMEROS DO SORTEIO DO CONFEDERATIVO 2012

Haddad chama Bolsonaro para debate: ‘Vou até à enfermaria, se for preciso’