Sindicato participa de reunião na embaixada da China e avançam em diálogo para qualificação de trabalhadores

Adriano Filippetto, presidente do Sindicato, apresentou a Escola Mesquita como uma referência na formação de trabalhadores e colocou a estrutura à disposição para futuras parcerias com a China

Nesta quarta-feira, 16 de abril de 2025, representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) participaram de uma importante reunião na Embaixada da China, em Brasília. O encontro contou com a presença do Embaixador Zhu Qingqiao e seus assessores, e teve como pauta central as relações comerciais internacionais, os investimentos chineses no Brasil e a valorização da qualificação profissional dos trabalhadores do país.

Durante a reunião, o Embaixador falou sobre o atual cenário global, destacando a questão da taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos chineses. Embora o momento exija cautela, a expectativa é de que o cenário se estabilize em breve. Zhu destacou que, mesmo diante das dificuldades, surgem novas oportunidades que devem ser aproveitadas, especialmente pelo fortalecimento das relações entre Brasil e China.

Outro ponto de destaque foi o debate sobre os investimentos chineses no Brasil, especialmente na área de qualificação técnica. Na ocasião, Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, apresentou a Escola Mesquita como um espaço estratégico para a formação e capacitação de trabalhadores brasileiros.

“A China tem uma proposta de investimento na qualificação profissional dos trabalhadores aqui no Brasil, então colocamos à disposição a escola dos metalúrgicos da Grande Porto Alegre, a Escola Mesquita”, destacou Filippetto. A proposta foi bem recebida pelo Embaixador, que sinalizou interesse em estabelecer uma parceria entre a Embaixada da China e a Escola, visando ampliar as oportunidades de formação técnica e profissional.

Além disso, a reunião abordou as relações de trabalho nas empresas chinesas instaladas no Brasil. Os representantes sindicais destacaram a importância de manter um diálogo aberto e respeitoso entre as empresas, os trabalhadores e suas representações sindicais. O Embaixador Zhu Qingqiao se comprometeu a acompanhar de perto essas relações e a colaborar na mediação de conflitos, sempre que necessário. Ele também reafirmou a disposição da Embaixada em manter um diálogo contínuo e mais próximo com o movimento sindical brasileiro.

“A partir dessa reunião, vamos abrir uma agenda para dialogar sobre as relações trabalhistas nas empresas chinesas e aprofundar sobre as relações comerciais da China no Brasil”, afirmou Heraldo Silva Ferreira, diretor de comunicação da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Adriano Filippetto reforçou o compromisso do Sindicato com o desenvolvimento e a valorização dos trabalhadores: “O Sindicato mais uma vez se coloca voltado para o Brasil e o mundo, preocupado com questões políticas e principalmente com geração de empregos com qualidade e valorização. Nós hoje somos uma referência em formação de trabalhadores no Brasil todo e agora, com esta parceria, avançamos ainda mais”.

O encontro marcou o início de um novo canal de diálogo entre o movimento sindical e a representação chinesa no país, com perspectivas concretas de avanços na qualificação dos trabalhadores e na construção de relações de trabalho mais dignas nas empresas chinesas que atuam no Brasil.

Luiza Alves – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

TST muda regra e 13º, FGTS e férias de quem faz horas extras ficam maiores

A decisão começou a valer no último dia 20 e não tem efeito retroativo. Significa que o trabalhador terá um pouco mais de dinheiro no bolso

Sindicato convoca assembleia extraordinária para prestação de contas

Seguindo o compromisso de transparência com os investimentos da categoria, o Stimepa realiza assembleia de prestação de contas referente ao exercício contábil de 2021.

Debate sobre assédio moral e relato de atividades marcam reunião do Coletivo de Mulheres da FTM-RS

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.