Inflação oficial fecha ano de 2012 em 5,84%, diz IBGE

O grupo de despesas pessoais também teve impacto importante, com alta de preços de 10,17% no ano

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou o ano de 2012 em 5,84%.

A taxa ficou abaixo da registrada em 2011, quando houve uma alta de preços de 6,5%, e dentro da meta estabelecida pelo governo brasileiro, que varia entre 2,5% e 6,5%. O resultado, no entanto, ficou acima do centro da meta, que é 4,5%.

O dado foi divulgado hoje (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal responsável pela inflação de 2012 foi o grupo de despesas alimentos, que registrou uma inflação de 9,86% e respondeu por quase metade da taxa total do IPCA. O grupo de despesas pessoais também teve impacto importante, com alta de preços de 10,17% no ano. Já os transportes tiveram a menor taxa: 0,48%.
Apenas no mês de dezembro do ano passado, o IPCA registrou variação de 0,79%. A taxa mensal ficou acima do resultado de novembro de 2012 (0,6%) e de dezembro de 2011 (0,5%).

Por: Agência Brasil

Compartilhar

Veja também

NOTA SOBRE A GREVE DOS CORREIOS E O CONSEQUENTE ATRASO NA ENTREGA DE BOLETOS PARA PAGAMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES SINDICAIS

Plebiscito Popular vai ouvir população sobre redução da jornada e fim da escala 6×1

Movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo realizam plenária do plebiscito. O ato de lançamento de consulta popular será nesta quinta (10), na faculdade de Direito da USP, em SP

Centrais Sindicais do RS rebatem fake news da imprensa sobre imposto sindical

Além de desinformar a sociedade, as mentiras têm como objetivo esconder os graves males implementados pela reforma trabalhista, que precarizou o trabalho e retirou direitos, jogando milhares de brasileiros no desemprego