Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) completa 45 anos

O Fundo de Garantia comemora seu aniversário de 45 anos na condição de ser a fundamental fonte de recursos na implantação de políticas públicas no Brasil.

Por meio dos programas Pró-Moradia, Carta de Crédito, Pró-Saneamento e outros, é possível a construção de moradias populares, redes de esgoto e de abastecimento de água, favorecendo a qualidade de vida dos brasileiros e gerando empregos.

Criado no dia 13 de setembro de 1966, o FGTS tinha o intuito de garantir uma poupança ao trabalhador demitido sem justa causa. Ao longo dos anos, passou por muitas mudanças: hoje, o trabalhador tem a oportunidade de formar um patrimônio que pode ser sacado em diversas situações. Pode ser em momentos especiais, como o da aquisição da casa própria (14% dos saques) ou da aposentadoria (13%), e em situações de dificuldades, que podem ocorrer no caso de demissão sem justa causa (63%), além de algumas doenças graves.

Por meio dos serviços On Line do site do FGTS, o trabalhador pode acompanhar o extrato, a movimentação e o saldo da sua conta vinculada. É possível, também, acessar dados da conta pelo celular ou em uma das agências CAIXA. Segurança nas operações de saques e transparência na consulta às informações do FGTS são algumas ações que marcam as evoluções nestes 45 anos.

Compartilhar

Veja também

Caged: salário médio de admissão aumenta 5,9% no primeiro semestre de 2012

Trabalhadores terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini no RS entram em greve contra as péssimas condições de trabalho na Petrobrás

os trabalhadores reivindicam reembolso da passagem de ida e voltam, vale-refeição de 1.300 reais, serão aos sábados, pagos a 100%, nivelação do salários com as demais refinarias do Brasil, entre outras pautas.

Governo pressiona e bancos cortam juros do cartão de crédito