Atuação rápida do Sindicato reintegra trabalhadores demitidos injustamente na BerlinerLuft do Brasil

Trabalhadores eram integrantes eleitos da CIPA e tinham estabilidade garantida por lei

Os metalúrgicos Márcio dos Santos e Paulo Queiroz, foram reintegrados ao quadro de funcionários depois de mobilização do Sindicato junto ao escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados.

Logo após saber da demissão dos metalúrgicos, a direção do Sindicato entrou em contato com a empresa para falar sobre o caso e também acionou o departamento jurídico do Stimepa, que entrou com uma ação trabalhista na segunda-feira (18), pedindo a reversão imediata. A advogada Fernanda Livi, explicou que a decisão da empresa foi irregular pois os funcionários eram integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e estavam dentro do prazo de estabilidade garantida por lei aos membros da CIPA.

A administração da BerlinerLuft do Brasil reconheceu a irregularidade e determinou a readmissão antes mesmo da ação tramitar na justiça do trabalho. Na quinta-feira (21), ambos os trabalhadores foram reintegrados ao quadro de funcionários sem prejuízos pelos dias afastados.

Marcelo Nascimento, diretor de Prevenção e Saúde do Trabalhador no Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, comemorou a decisão. “Nossa direção tem conseguido abrir diálogo com as empresas para resolver com agilidade os problemas enfrentados pelos trabalhadores e isso é característica de uma entidade fortalecida pela união dos metalúrgicos Sindicalizados.”, destacou. Marcelo ainda lembrou que as empresas devem respeitar as comissões para garantir não só a segurança e saúde dos trabalhadores, mas também para evitar penalidades judiciais pelo descumprimento da lei.

Trabalhadores assinaram a reintegração e prontamente receberam os novos uniformes e equipamentos de proteção individual

Em Janeiro tem eleição de novos integrantes da CIPA

Lembramos aos trabalhadores que em janeiro acontece nova eleição de representantes da CIPA na BerlinerLuft e que qualquer irregularidade deve ser informada imediatamente ao Sindicato para que seja preservado o direito de organização e defesa dos trabalhadores. Os representantes eleitos para a Comissão tem estabilidade garantida por até um ano após o encerramento de seu mandato

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA – tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. A CIPA deverá abordar as relações entre o homem e o trabalho, objetivando a constante melhoria das condições de trabalho para prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

A saúde e preservação da vida dos trabalhadores é uma bandeira antiga de luta do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, que sempre reconheceu a importância das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes. Para a direção do Sindicato, a CIPA não é apenas um instrumento de luta e organização, mas é essencial na melhoria das condições de trabalho dos brasileiros e brasileiras, conforme estipulado na Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (NR5).

Fonte: Jean Lazarotto/Stimepa
 

Compartilhar

Veja também

Pejotizaçao é a venda da força de trabalho sem garantias de direitos, alerta CNM

Direção do Sindicato participa da posse do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rosa

Mobilizações da Campanha Salarial se intensificam em Porto Alegre