Lula lança Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, na última quarta-feira (24), no Palácio do Planalto, o decreto de lançamento da Conferência Nacional do Emprego e Trabalho Decente, que faz parte do Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente (PNETD).

O PNETD foi construído por meio de diálogo e cooperação entre diferentes órgãos do governo federal e um amplo processo de consulta tripartite. O ministro Carlos Lupi (Trabalho) participou da solenidade.

O PNETD tem o objetivo de fortalecer a capacidade do Estado brasileiro em avançar no enfrentamento dos principais problemas estruturais da sociedade e do mercado de trabalho, com o intuito de promover a geração de emprego e trabalho decente para combater a pobreza e as desigualdades sociais.

Os debates da conferência ocorrerão durante o ano de 2011 em nível municipal, estadual, setorial e federal, visando a construção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente e alimentarão subsídios à realização de uma etapa nacional, prevista para o período de 4 a 6 de maio de 2012.

Mercosul
As autoridades também abriram os trabalhos da 2ª Conferência Mercosul de Emprego e Trabalho Decente, que contou com a participação de representantes governamentais e atores sociais dos países do bloco, que terminou na última sexta-feira (26).

Compartilhar

Veja também

Portal Mais Emprego ofereceu mais de 1,1 milhão de vagas este ano

Centrais farão vigília no Congresso Nacional a favor das 40h semanais

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Ipea defende elevação da idade mínima para a aposentadoria no INSS

Mudanças nas regras podem prejudicar o trabalhador que for barrado em pente-fino do INSS. Entenda por quê e o que mudou