Essa campanha acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de debates e outras atividades.
Outubro chegou e veio outra vez com ele a importância de conscientizar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo de útero, fortalecendo a luta em defesa da saúde pública e da vida.
Para alertar sobre os sintomas da doença, como fazer prevenção e combatê-la desde o início, a CUT-RS apoia a campanha Outubro Rosa. Assim, a exemplo dos últimos anos, a entidade alterou a cor vermelha do site e das páginas nas redes sociais para a cor rosa.
Essa campanha acontece no Brasil desde 2002, com ações de prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama e de colo do útero, além de debates e outras atividades.
Criada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), a iniciativa busca chamar a atenção das mulheres para a necessidade de fazer mamografias e exames de rotina para enfrentar a doença, visando identificá-la ainda nos estágios iniciais.

Fortalecer o SUS e as políticas públicas
A secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-RS, Mara Weber, destaca que “o Outubro Rosa deste ano acontece depois da vitória contra o governo de morte e com Lula presidente a luta pelo fortalecimento do SUS se fortalece”.
“Temos desafios no estado e nos municípios, especialmente em Porto Alegre, onde segue a política de privatizações e precarização dos serviços públicos, o que afeta diretamente as mulheres e o acesso delas às políticas de saúde”, salienta.
Segundo ela, “o Outubro Rosa é um momento de falar sobre o autocuidado e o cuidado de quem cuida, pois nós, mulheres, cuidamos de filhos, filhas, netos, netas, pais mães e até sogros”.
“São as mulheres que cuidam da comunidade, como mostra o Projeto CUT com a Comunidade, onde a maioria das lideranças são mulheres. Então, é preciso pensar em políticas públicas e ações coletivas nas comunidades para cuidar de quem cuida”, aponta Mara.

Foto: Matheus Piccini/CUT-RS
Cuidados que todas as mulheres devem ter
O câncer de mama no Brasil é o tipo de doença que mais afeta as mulheres. Acima dos 40 anos, a incidência de casos é ainda maior. Confira alguns cuidados que todas as mulheres devem observar:
– prevenção com consultas e exames específicos;
– para mulheres acima de 40 anos, mamografia anual;
– auto exame (apalpação das mamas para detectar alterações, como caroços, nódulos);
– alimentação saudável.
A falta de informação e o excesso de pudor ajudam a elevar o número de óbitos envolvendo o câncer de mama. A detecção tardia dos tumores prejudica o tratamento da enfermidade.

imagem:Freepik
O que é Outubro Rosa
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data, hoje difundida em diversos países, ajuda a compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.
No Brasil, a primeira iniciativa partiu de um grupo de mulheres, em 2002. O Inca participa do movimento, desde 2010, promovendo campanhas e espaços de discussão sobre câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, tanto para profissionais de saúde quanto para a sociedade.
Além de usar a cor rosa no site e nas redes sociais, a CUT-RS e o Coletivo Estadual de Mulheres têm estimulado os sindicatos e as federações a promover debates para conscientizar as mulheres, além de divulgar informações acerca da importância do Outubro Rosa para ampliar a luta em defesa da saúde, da vida e da democracia.