Após dois meses de negociações conduzidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), os trabalhadores da Soluções Usiminas aprovaram por unanimidade, em assembleia, um acordo histórico que garante a implantação do vale-alimentação na unidade de Porto Alegre. A conquista atende uma reivindicação antiga da categoria e representa um importante avanço nas condições de trabalho e valorização dos trabalhadores da planta, que até então não contava com o benefício.
A proposta foi aprovada na tarde da última terça-feira (23), em frente à empresa, e representa um avanço significativo em uma reivindicação antiga da categoria. Até então, os trabalhadores da planta de Porto Alegre não contavam com vale-alimentação, recebendo apenas uma cesta básica.

Pelo acordo aprovado, os trabalhadores passarão a receber R$ 400 mensais em vale-alimentação, além de uma recarga extra de R$ 400 no mês de dezembro. Também foi conquistado o pagamento de um abono de R$ 1.500 em parcela única, creditado no benefício, valor 50% superior à proposta inicial da empresa, que previa apenas R$ 1.000.
Além disso, o acordo garante reajuste salarial de 4,11%, retroativo ao mês de maio, preservando o poder de compra dos trabalhadores diante da inflação.
Segundo o presidente do STIMEPA, Adriano Filippetto, o resultado demonstra a importância da participação dos trabalhadores durante todo o processo de negociação.“Depois de muita luta, fechamos o ano passado com o índice do INPC e R$ 700 de abono. O que conseguimos agora representa um ganho ainda maior para os trabalhadores”, afirmou.
De acordo com os cálculos apresentados durante a assembleia, o conjunto das conquistas representa pelo menos R$ 6.700 a mais ao longo do ano para cada trabalhador, considerando o novo vale-alimentação, a recarga adicional de dezembro e o abono, além do reajuste salarial.
A conquista do vale-alimentação foi apontada como um dos principais avanços da campanha salarial deste ano. Desde o início das negociações, o Sindicato defendia a equiparação dos benefícios existentes em outras unidades do grupo e a criação de mecanismos que garantissem melhores condições para os trabalhadores da planta de Porto Alegre.
O Sindicato ressalta que o resultado é fruto da organização e da mobilização dos trabalhadores, que participaram das assembleias e acompanharam de perto cada etapa das negociações. A entidade destaca ainda que seguirá atuando para ampliar direitos, melhorar as condições de trabalho e avançar nas pautas históricas da categoria.