TMSA AUMENTA ROTATIVIDADE E PRECARIZA VIDA DOS TRABALHADORES

Sindicato realizou assembleia nessa quarta-feira, 04

04/07/2018

Na manhã desta terça-feira, 04, o Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre realizou uma assembleia em frente à TMSA, localizada na zona Norte da Capital. Tendo em vista a reunião de negociação para Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de Máquinas Agrícolas que acontecerá na próxima quinta-feira, dia 06, o objetivo da assmbleia foi intensificar o diálogo acerca o andamento da mesa e os problemas de rotatividade na empresa.

Com modernização dos equipamentos e maquinários em geral, cada vez mais a classe trabalhadora enfrenta um problema encontrado em todas as empresas: a rotatividade! Rotatividade é um mecanismo onde o empregador demite o trabalhador com salário maior e contrata outro para a mesma função com salário menor. É um recurso ardiloso da classe patronal para gerar mais lucro para empresa e sucatear ainda mais a vida do trabalhador. Em alguns casos, como na TMSA, o funcionário chega a receber um salário até 80% menor que o anterior.

A rotatividade e a terceirização causam o arrocho e o achatamento salarial, onde os cargos e salários são emparelhados para baixo, pelos mais baixos valores de mão de obra do trabalhador. “Em reuniões de negociações entre patronal e Sindicato, os representantes das empresas, inclusive da TMSA, covardemente insistem em dizer que isso não existe mesmo que todo trabalhador no chão de fábrica saiba, viva e veja isso todos os dias”, disse o diretor do Sindicato, Hugo. O diretor ainda ressaltou que a CCT é mais importante do que nunca para resgatar e garantir direitos perdidos na Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro último.

Compartilhar

Veja também

Sindicatos do Vale dos Sinos buscam acordos na Justiça em prol do trabalhador

Subsede de Guaíba vai ser reformada em junho

Emoção e espírito de luta marcam abertura oficial da 17ª Plenária Nacional da CUT