“Uma vida ao lado do povo trabalhador” Emoção marca inauguração do Espaço de Saúde Rogério Dornelles

Um misto de emoção profunda e espírito de luta marcaram a tarde de ontem, 9 de dezembro, quando o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre eternizou o nome do médico Rogério Dornelles no seu novo Espaço de Saúde do Trabalhador. A homenagem é um tributo a um homem que dedicou a vida a garantir que a saúde, um direito constitucional, chegasse de forma integral e digna a quem constrói o país.

O Espaço de Saúde do Trabalhador Rogério Dornelles nasce como símbolo do compromisso sindical com a vida e a dignidade. Um legado de luta que segue vivo no cuidado com a categoria

A cerimônia reuniu a família, amigos, colegas de profissão e dirigentes sindicais, todos unidos pelo legado de um médico que não apenas consultava, mas militava pela vida.

Emoção e gratidão marcaram a cerimônia. Lucia Rublescki Silveira, esposa do médico, emocionou o público ao lembrar: “O Rogério deixou uma marca que não termina mais.”

A Medicina como ferramenta de luta

Rogério Dornelles, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ingressou no Sindicato dos Metalúrgicos nos anos 80, a convite da primeira direção da CUT, para desenvolver um projeto pioneiro em medicina do trabalho. Mais do que um profissional, ele era um militante ferrenho. Seu amigo e colega de profissão, o médico Geraldo Azevedo, relembrou, emocionado, 45 anos de amizade:

“O Rogério era um humanista, um defensor da vida. Ele dizia que espaços como esse, que inauguramos hoje, são o que todos os trabalhadores merecem. A utopia dele era exatamente essa: que tudo de bom estivesse ao alcance de quem gera riqueza neste país.”

Familiares, amigos e trabalhadores presentes na inauguração, celebrando a história de um médico que sempre esteve, como tantos lembraram, “ao lado do povo trabalhador”

A assistente social Lúcia Rublescki Silveira, que foi casada com Rogério por mais de 30 anos, destacou a marca deixada pelo médico:

“Tem pessoas que passam pelo mundo e passam. O Rogério deixou uma marca que não termina mais. Ele fez diferença na vida de muita gente. Ele adorava o Sindicato dos Metalúrgicos porque aqui ele conseguia realizar aquilo que ele idealizava como médico do trabalho.”

Um Médico “Metalúrgico”

Rogério se destacava pela escuta sensível e pelo cuidado integral. Ele tratava cada trabalhador não como um paciente, mas como um companheiro. Sua prática ia muito além do consultório, fortalecia a organização sindical e ajudava a construir ambientes laborais mais seguros, realizando formações com cipeiros e campanhas nas fábricas.

Dirigentes da época, como Jurandir Damin, atestaram o papel fundamental de Rogério na estruturação de ações de prevenção. O atual tesoureiro do Sindicato, Marcelo Jurandir, recordou que foi justamente um atendimento com Rogério que o aproximou da luta sindical, mostrando o poder transformador de sua medicina.

Para o diretor de saúde, Marcelo Nascimento, a homenagem é a mais justa: “O Doutor Rogério deixou um legado muito grande. Ele iniciou a luta pela saúde do trabalhador aqui ainda nos anos 80. Nada mais justo que o nosso espaço carregar seu nome.”

Marcelo Nascimento falou sobre os legados deixados por Rogério ao Departamento de Saúde do Trabalhador

Futuro honrando o legado

O Espaço de Saúde do Trabalhador Rogério Dornelles é mais que um espaço com consultórios, é um símbolo vivo do compromisso sindical. O diretor eleito para o próximo mandato, Frederico Apratto, prometeu honrar e ampliar esse legado:

“Queremos aumentar os atendimentos com médicos do trabalho e outras especialidades, buscar novas parcerias e fortalecer campanhas de conscientização nas portas de fábrica. O compromisso é seguir ampliando o cuidado com a categoria, honrando o legado de quem abriu esse caminho.”

Rogério Dornelles nos deixou em maio de 2021. Contudo, o novo espaço, com seu nome em destaque, garante que seu espírito combativo continuará a inspirar cada passo na defesa da dignidade e da vida dos metalúrgicos. Como tantos fizeram questão de lembrar, Rogério está, agora e para sempre, “ao lado do povo trabalhador. 

Compartilhar

Veja também

Sindicato e trabalhadores da Oderich conquistam reajuste salarial com renovação de todas as cláusulas da CCT

Para o presidente da CUT Sergio Nobre e a vice-presidenta Juvandia Moreira é importante que todos se manifestem pela redução dos juros do BC, que encarecem o crédito e impedem a geração de emprego e renda

Metalúrgicos entregam cheque para campanha de solidariedade da CUT-RS

A Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do Rio Grande do Sul (FTM-RS) entregou nesta segunda-feira (9) o valor arrecadado entre os sindicatos filiados para a campanha de solidariedade da CUT-RS para ajudar as vítimas das enchentes no Vale do Taquari

Uma trabalhadora metalúrgica que representa mais de 50 mil colegas ao redor do mundo