Trabalhadores fazem paralisação de 24 horas na Usiminas

Os trabalhadores na Usiminas de Taubaté iniciaram na manhã desta quarta/feira, dia 31, uma paralisaç

Os trabalhadores da Usiminas de Taubaté iniciaram na manhã desta quarta-feira (31) uma paralisação de 24 horas para protestar contra a postura da empresa, que não avança nas negociações sobre o pagamento da segunda parcela da PLR 2009.

Na terça-feira (30), uma audiência no TRT de Campinas terminou sem acordo. A Justiça deu prazo até 15 de abril para que as partes apresentem nova proposta. Caso isso não aconteça, o mérito será julgado pelo TRT, em data a ser definida.

A Usiminas se recusa a aceitar a proposta mediada pelo TRT no dia 25 de março — R$ 850,00 pela segunda parcela da PLR, já aprovada pelos trabalhadores em assembleia no dia 26.

Para o presidente do Sindicato, Isaac do Carmo, os trabalhadores vêm cumprindo todas as decisões judiciais, ao contrário da empresa:
“A Usiminas desrespeita a Justiça, mas os trabalhadores continuarão firmes e unidos na luta pelos seus direitos.”

A unidade de Taubaté tem cerca de 400 trabalhadores e fornece lâminas de aço para as montadoras da região.

Linha do tempo da greve

  • 05/03 – Empresa paga valor menor que o negociado para a 2ª parcela da PLR, alegando queda no faturamento.
  • 08/03 – Trabalhadores aprovam estado de greve.
  • 10/03 – Início da greve.
  • 19/03 – Primeira audiência no TRT de Campinas.
  • 22/03 – Trabalhadores retornam ao trabalho para negociar.
  • 25/03 – Justiça propõe pagamento de R$ 850,00; empresa recusa.
  • 26/03 – Trabalhadores aprovam a proposta da Justiça em assembleia.
  • 30/03 – Nova audiência no TRT, empresa mantém intransigência.
  • 31/03 – Paralisação de 24 horas aprovada pelos trabalhadores.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Compartilhar

Veja também

CCJ do Senado define calendário para votar reforma da Previdência

Lançado edital de eleição do primeiro CSE da base metalúrgica de Porto Alegre

Dieese divulga nota técnica que destaca a importância do movimento sindical