Trabalhadores da Soluções Usiminas voltam a receber o pagamento da insalubridade

A ação coletiva é uma conquista da equipe jurídica do Sindicato

O ano de 2024 encerra com um marco importante para os trabalhadores da Soluções Usiminas. Após uma longa batalha judicial, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) garante na Justiça uma vitória expressiva com o restabelecimento do pagamento do adicional de insalubridade. A ação coletiva foi encerrada com ganho de causa final para os trabalhadores do Setor Expedição I, comprovando a exposição dos trabalhadores a agentes nocivos à saúde no ambiente de trabalho e abre caminho para os demais processos referente ao pagamento da insalubridade para os demais setores na empresa.

Desde abril deste ano os trabalhadores já voltaram a receber o adicional de insalubridade regularmente, e agora os trabalhadores receberam o pagamento retroativo correspondente aos anos em que adicional estava suspenso. Essa conquista fortalece a importância da organização sindical e da luta coletiva.

O processo da Usiminas foi dividido em 19 ações diferentes, uma para cada setor, sendo que o processo do Setor Expedição I é o primeiro a ser concluído. O impacto financeiro é significativo, mas o valor simbólico da conquista para a categoria é ainda maior.

Em 2017, a Usiminas cessou o pagamento do adicional sob a alegação de que laudos técnicos indicavam ausência de agentes nocivos no ambiente de trabalho. A decisão gerou indignação entre os funcionários e uma forte mobilização liderada pelo diretor do STIMEPA, Adilson Tavares, que também é trabalhador da Usiminas, junto com os colegas da empresa e do Sindicato.

Adilson relembrou o momento em que a empresa anunciou o fim do benefício. “Naquela época, a empresa afirmou que não tínhamos mais direito, mas nós sabíamos da realidade do chão de fábrica. Sabíamos que continuávamos expostos a agentes químicos e outros fatores que colocam nossa saúde em risco. Foi aí que decidimos entrar com a ação coletiva”, conta Adilson.

A persistência dos representantes sindicais, somada ao trabalho dedicado da equipe jurídica, foi fundamental para reverter a situação. Reuniões, audiências e diligências técnicas foram realizadas ao longo dos anos para assegurar que a justiça fosse feita.

Vitória que inspira
Para Adilson, essa vitória é mais do que um ganho financeiro. “Essa é uma vitória dos trabalhadores e também uma prova do papel fundamental do Sindicato. Nosso trabalho é lutar para que nenhum direito seja retirado. Se há direito, nós lutamos por ele. E, com essa conquista, mostramos que a união e a verdade prevalecem”, destacou o diretor do STIMEPA.

Este caso ressalta mais uma vez a importância da organização sindical e do engajamento coletivo para proteger os direitos dos trabalhadores. Assim, o STIMEPA reafirma seu compromisso em lutar por condições dignas de trabalho, saúde e segurança para todos os metalúrgicos.


Texto por: Luciene Leszczynski – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Campanha STIMEPA de combate à violência contra a mulher: informação e rede de apoio são os primeiros passos para romper o ciclo de violência

Nesta segunda matéria da Campanha de Combate à Violência contra a Mulher, falamos sobre as formas de violência e meios para buscar ajuda e proteção

Sindicato participa de reunião na embaixada da China e avançam em diálogo para qualificação de trabalhadores

Adriano Filippetto, presidente do Sindicato, apresentou a Escola Mesquita como uma referência na formação de trabalhadores e colocou a estrutura à disposição para futuras parcerias com a China

Sindicato realiza cerimônia de posse para celebrar Comitês Sindicais de Empresa (CSE)

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.