Trabalhadores da Nexteer aprovam proposta para pagamento de acordo

Ação do STIMEPA repara dias compensados pelos trabalhadores na época da Greve dos Caminhoneiros

Em assembleia realizada nos dias 10 e 11 de outubro, os trabalhadores da Nexteer aprovaram a proposta para o pagamento de um acordo referente aos dias compensados após a Greve dos Caminhoneiros, em 2018. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) moveu a ação após os funcionários terem sido obrigados a compensar quatro dias de trabalho, mesmo que a empresa tivesse sido paralisada por força maior, devido à falta de recebimento de insumos durante os dias de greve.


A assembleia foi realizada em três turnos para contemplar todos os funcionários. O acordo proposto pela Nexteer prevê o pagamento de 1/3 do salário de 2018, resultando em uma compensação de cerca de dez dias de trabalho para cada colaborador e com um reajuste de 25% a título de perdas da inflação.


Adriano Filippetto, presidente do STIMEPA, destacou a importância da negociação. “Quando temos alguma reivindicação, quando entendemos que os trabalhadores estão sendo prejudicados e partimos para buscar uma solução, a ideia não é judicializar, pois sempre preferimos negociar. Mas numa proposta de negociação, ambos os lados cedem um pouco para se chegar num acordo”, afirmou.


Após a homologação do acordo, a empresa terá cinco dias para realizar os pagamentos. A estimativa é de que o pagamento ocorra até a primeira quinzena de novembro.

Texto por Luciene Leszczynski – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Diretor do Sindicato dos Metalúrgicos destaca importância da educação em formatura do Programa Jovem Aprendiz

Marcelo Nascimento participou da formatura das turmas de Nutrição e Manutenção do programa realizado pela Escola Técnica Mesquita

INSS agenda perícia médica só para 2023; fila de trabalhador doente chega a 1 milhão

Quem busca por atendimento de perícias médicas no INSS para garantir os benefícios a que tem direito, pelos canais regulares do governo, só consegue agendamento para 2023

Violência matou mais de uma mulher por dia em 2022, diz estudo

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.