Trabalhadores da Nexteer aprovam proposta para pagamento de acordo

Ação do STIMEPA repara dias compensados pelos trabalhadores na época da Greve dos Caminhoneiros

Em assembleia realizada nos dias 10 e 11 de outubro, os trabalhadores da Nexteer aprovaram a proposta para o pagamento de um acordo referente aos dias compensados após a Greve dos Caminhoneiros, em 2018. O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) moveu a ação após os funcionários terem sido obrigados a compensar quatro dias de trabalho, mesmo que a empresa tivesse sido paralisada por força maior, devido à falta de recebimento de insumos durante os dias de greve.


A assembleia foi realizada em três turnos para contemplar todos os funcionários. O acordo proposto pela Nexteer prevê o pagamento de 1/3 do salário de 2018, resultando em uma compensação de cerca de dez dias de trabalho para cada colaborador e com um reajuste de 25% a título de perdas da inflação.


Adriano Filippetto, presidente do STIMEPA, destacou a importância da negociação. “Quando temos alguma reivindicação, quando entendemos que os trabalhadores estão sendo prejudicados e partimos para buscar uma solução, a ideia não é judicializar, pois sempre preferimos negociar. Mas numa proposta de negociação, ambos os lados cedem um pouco para se chegar num acordo”, afirmou.


Após a homologação do acordo, a empresa terá cinco dias para realizar os pagamentos. A estimativa é de que o pagamento ocorra até a primeira quinzena de novembro.

Texto por Luciene Leszczynski – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Na madrugada fria, trabalhadores protestam contra Nexteer

Metalúrgicos/as aprofundam debate sobre proteção de direitos humanos nas empresas

Importância dos sindicatos foi o foco do segundo encontro organizado pela Fundação Frederich Ebert Stiftung (FES) e a CNM/CUT

TSE prorroga para 30 de setembro prazo para solicitar segunda via de título eleitoral