ThyssenKrupp supera expectativa e melhora previsão para 2010

A ThyssenKrupp, maior produtora alemã de aço, alertou para preços voláteis de matérias-primas e competição chinesa adiante depois de divulgar resultado bem acima do esperado impulsionado por boa performance de unidades não siderúrgicas e forte demanda doméstica.

Robusto apetite por aço vindo dos setores automotivo e de engenharia também permitiram a empresa aumentar suas expectativas de desempenho para o ano.

A companhia informou nesta sexta-feira que não espera um significativo aumento no consumo real este ano, particularmente na Europa, mas a demanda de países emergentes deve continuar crescendo.

Mas apesar do tom otimista de seus comunicados, a ThyssenKrupp lançou algumas dúvidas sobre o horizonte.

“Mais expansão nas capacidades de produção no mundo significa que também há risco de aumento das importações pela Europa, especialmente vindas da China, onde o crescimento da demanda doméstica desacelerou nas últimas semanas”, afirma a empresa.

“O crescente poder dos produtores de matérias-primas, alta na demanda e ainda os elementos especulativos significam que pode haver uma grande variação nos preços de commodities nos próximos trimestres.”

O balanço trimestral da empresa foi reforçado pelo corte de custos, prejuízo menor que o esperado em seus negócios de aço nas Américas e operações não siderúrgicas.

O lucro ajustado antes de impostos do terceiro trimestre fiscal foi de 480 milhões de euros, contra um prejuízo de 464 milhões de euros um ano antes, superando assim até a mais otimista das previsões observada em uma pesquisa da Reuters. A média de previsões para o resultado da companhia era de ganho de 275 milhões de euros.

O grupo elevou sua perspectiva anual para lucro ajustado de mais de 1 bilhão de euros. Antes a estimativa era de poucas centenas de milhões de euros. (Reuters)

Compartilhar

Veja também

XVI Congresso define plano de lutas e criação dos Comitês Sindicais de Empresa

Ceitec deve retomar produção de chips no segundo semestre do ano

Companhia depende de verba federal via orçamento suplementar para avançar no retorno da fabricação de chips

Prestação de Contas de 2023 do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) é aprovada por unanimidade

Na ocasião foi apresentada ainda a previsão orçamentária para o ano atual. Além das contas do Sindicato, os participantes da reunião também analisaram e aprovaram o documento de prestação de contas da Escola Mesquita de 2023