Terceiro módulo da Formação de Dirigentes é concluído no PR, SC e RS em 2025. Quarto e último encontro, em 2026, reunirá os três estados e fechará a estratégia sindical da região Sul.
Em 2025, a Escola Sul da CUT, em articulação com as secretarias estaduais de Formação do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, implementou o programa estratégico de Formação de Dirigentes (FD). Com a realização do terceiro módulo nos três estados, foi concluída a etapa estadual da formação, voltada a fomentar o debate sobre os desafios políticos, econômicos e organizativos que se colocam à classe trabalhadora.
Nos encontros realizados nos estados, reuniram-se lideranças de diversas categorias e setores, articulando debate político e aprofundamento dos estudos sobre a conjuntura e as transformações no mundo do trabalho. A partir dessa combinação entre reflexão teórica e leitura crítica da realidade para fortalecer a ação sindical nas bases e intervir na realidade.
Dirigentes cutistas do Rio Grande do Sul
A etapa final do terceiro módulo foi voltada para o aprofundamento dos debates sobre cultura, ideologia, neoliberalismo e disputa de hegemonia. As dirigentes e os dirigentes refletiram sobre como as mudanças geracionais, o trabalho digital, a precarização e o individualismo têm impactado a organização das trabalhadoras e dos trabalhadores. Também discutiram a importância de recuperar práticas culturais e comunitárias vinculadas à história do movimento sindical, fortalecendo o diálogo com a juventude e com segmentos que hoje se afastam da ação coletiva.
Além disso, esse momento foi dedicado à elaboração de propostas práticas, em torno de pautas concretas, e à articulação entre formação e comunicação, estabelecendo metas para que essas iniciativas sigam sendo construídas e implementadas ao longo do próximo período.

Dirigentes cutistas de Santa Catarina
Com o terceiro módulo concluído nos três estados em 2025, a Formação de Dirigentes entra agora em sua fase final. O quarto e último módulo acontecerá no próximo ano, em formato regional, reunindo dirigentes do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul na Escola Sindical Sul da CUT.
Esse encontro encerrará o ciclo da FD com uma síntese da estratégia para a Região Sul, articulando os aprendizados dos módulos estaduais, definindo ações conjuntas de enfrentamento e consolidando uma agenda unificada de formação, comunicação e organização de base para todo o Sul do país.