Taurus demite em massa e rejeita negociação

Numa tacada só, empresa demitiu mais de cem trabalhadores

22/01/2014

Sindicato já está tomando providências contra estas imotivadas, abusivas e arbitrárias demissões

Na semana passada, entre os dias 13 e 17 de janeiro, a Taurus – companhia gaúcha que atua nos segmentos de defesa, segurança, metalurgia e plásticos – demitiu de uma só vez e sem qualquer aviso ou negociação prévia com o Sindicato dos Metalúrgicos mais de 100 trabalhadores, incluindo funcionários doentes, situação que afronta a legislação vigente.

A direção da entidade sindical considerou imotivadas, arbitrárias e abusivas tais demis-sões. A própria Taurus publicou em seu site informações que mostram crescimento muito bom na receita líquida, no lucro bruto, nas exportações – principalmente para o mercado norte-americano – e crescimento na demanda interna.

Tão logo soube da demissão em massa, a direção do sindicato entrou em contato com a direção da empresa para conhecer, na base do diálogo e negociação, os motivos das demissões e buscar alternativas para manter o quadro funcional. A direção da empresa rejeitou qualquer tipo de reunião e negociação para tratar das demissões, julgando-as irreversíveis.

“Há uma insistência da Taurus em praticar demissões coletivas, incluindo empregados do-entes, ignorando ou negando-se a discutir previamente com o Sindicato dos Metalúrgicos alternativas para evitar as demissões. Isso tem de acabar!”, afirmou o presidente do sindicato, Lirio Segalla. Segundo ele, o Sindicato já está tomando providências para forçar a empresa a negociar e cancelar as demissões.

Compartilhar

Veja também

Entenda como as cinco regras de transição dificultam o acesso à aposentadoria

Câmara destina 75% dos royalties para educação e 25% para saúde

1° de Outubro – Dia Nacional do Idoso