STIMEPA promove roda de conversa no Outubro Rosa com grande adesão e relatos emocionantes

Encontro reforça o compromisso do Sindicato com a promoção de espaços inclusivos, que incentivam o diálogo e a união entre as trabalhadoras

No último sábado (19), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) realizou um evento especial na subsede, em Guaíba, para marcar a celebração do Outubro Rosa. A atividade, organizada pela Diretoria de Mulheres do sindicato, reuniu quase uma centena de mulheres para um momento de troca de experiências, dicas de prevenção do câncer de mama e também. O evento também serviu como uma forma de confraternização e acolhimento das mulheres metalúrgicas e da comunidade.


Com uma área de recreação dedicada para as crianças, o encontro proporcionou um espaço acolhedor para as participantes, que puderam dividir vivências pessoais e profissionais. O evento foi organizado pelas metalúrgicas que integram o Coletivo de Mulheres do STIMEPA: Catiana Nunes, da Ralp-Alvorada; Joyce Gomes, da Hidrojet; Lenira Campos, da Guaíbacar; e Taiane Mello e Taise Gonçalves da TK Elevadores.


A atividade contou com roda de conversa para o compartilhamento de relatos emocionantes. Participaram como convidadas: Marina Toledo, do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (IMAMA) e da organização de mulheres Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos; Rosane do projeto Fome Zero; e Daniela Alves, do projeto Mãos Amigas de Guaíba. As convidadas compartilharam suas histórias de superação e apoio mútuo, reforçando a importância do autocuidado e da solidariedade entre as mulheres.

Sindicato é acolhimento e inclusão
Durante a abertura do evento, o presidente do STIMEPA, Adriano Filippetto, destacou o papel fundamental do empoderamento feminino, ressaltando a importância de eventos como este para a promoção da saúde e bem-estar das trabalhadoras metalúrgicas. “A prevenção é um ato de amor-próprio, e momentos como este são essenciais para fortalecer o vínculo entre as mulheres e fomentar o autocuidado”, afirmou Filippetto.


Além da troca de experiências, o evento foi um importante momento de acolhimento, onde as participantes puderam se conectar, aprender sobre prevenção ao câncer de mama e refletir sobre a importância de manter a saúde em dia. O encontro reforça o compromisso do STIMEPA com a promoção de espaços inclusivos, que incentivam o diálogo e a união entre as trabalhadoras.


Para as organizadoras, o sucesso do evento reforça a necessidade de manter essas atividades ativas ao longo do ano, garantindo que o cuidado com a saúde da mulher permaneça como uma pauta permanente no Sindicato.

Para ver e baixar fotos do evento entre no álbum do Flickr do STIMEPA no link: https://flic.kr/s/aHBqjBP33t

Texto por Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

CNT/Sensus aponta vitória de Dilma com 55% dos votos válidos no 1º turno

Dirigentes participam de seminário de formação sindical

Os encontros fazem parte de uma extensa agenda de formação para os diretores em 2022.

Dia Internacional da Mulher: Versão oficial é questionada