Sindicato realiza cerimônia de posse para celebrar Comitês Sindicais de Empresa (CSE)

Foram eleitos trabalhadores da SP Brasil, Viemar, Hidrojet, Nexteer e TMSA

Para celebrar a vitória dos Comitês Sindicais de Empresa dos trabalhadores da SP Brasil, Viemar, Hidrojet, Nexteer e TMSA, a direção do Sindicatorealizou uma cerimônia de posse na noite de sábado (16), na sede em Porto Alegre.

Entre os convidados estavam os familiares dos trabalhadores eleitos e autoridades. A mesa do evento foi composta por Amarildo Cenci, Presidente da CUT-RS, Taíse Gonçalves, diretora do Stimepa, trabalhadora e integrante do CSE da TKE, Adriano Filippetto, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Lírio Segalla, Presidente da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTMRS), Loricardo de Oliveira, Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) e Basílio Silva, representante do Senador Paulo Paim.

Amarildo Cenci, Presidente da CUT-RS, parabenizou os metalúrgicos eleitos e destacou a importância da eleição dos comitês. “Um evento que certifica, homenageia e celebra uma iniciativa de organizar os trabalhadores de dentro do local de trabalho para dentro da entidade”. Em sua fala Amarildo defendeu que o exemplo deve seguir para dentro de todas as empresas para que a categoria tenha real representação sindical e possa atender as demandas dos trabalhadores.

Lírio Segalla, atual presidente da FTMRS e ex-presidente do Stimepa, foi o precursor na implantação dos CSE ainda em 2012. Segalla ressaltou que a indignação dos trabalhadores com as injustiças é o combustível principal para a luta da categoria.

Taíse Gonçalves, diretora do Stimepa, relembrou da luta das mulheres contra o assédio dentro das empresas “Não podemos perder nossa dignidade para manter nosso emprego”.

O Presidente da CNM, Loricardo de Oliveira, se disse muito feliz em participar de um momento tão importante para os trabalhadores. “Essa posse aqui em Porto Alegre é muito importante e estratégica, pois deve servir como exemplo no estado do Rio Grande Do Sul para construir a luta dos trabalhadores metalúrgicos dentro do local de trabalho” garantiu.

Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, relembrou que os CSE são uma ferramenta extra na defesa dos trabalhadores, especialmente onde não existem diretores sindicais de empresa. Filippetto reafirmou o compromisso da direção da entidade para que novos comitês sejam formados e eleitos em 2024.

O que é o CSE?
CSE amplia a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho e agiliza a solução de problemas e conflitos. É ele quem negocia diretamente com a empresa, tanto temas de interesse coletivo quanto problemas individuais.

Entre várias atribuições, cabe ao CSE fiscalizar o cumprimento da legislação e dos instrumentos coletivos, encaminhar reivindicações dos trabalhadores e negociar condições específicas de trabalho na empresa. É ele também que se encarrega de negociar a adequação da lei trabalhista à realidade da empresa e à vontade dos trabalhadores, por meio dos acordos coletivos de trabalho.

Fonte: Jean Lazarotto/STIMEPA
Fotos: Luiza Alves/STIMEPA

Compartilhar

Veja também

11 parlamentares do RS que votaram a favor da reforma trabalhista são candidatos

Um total de 11 dos 16 parlamentares do Rio Grande do Sul, que disputam cargos eletivos em 2 de outubro, foram favoráveis à maior destruição de direitos trabalhistas na história do Brasil

CUT estuda medidas para impedir limite no atendimento dos planos de saúde

Superior Tribunal de Justiça decidiu que empresas de plano de saúde não precisam dar o atendimento prescrito se o mesmo não estiver na lista da Agência Nacional de Saúde. Decisão afeta 49 milhões de usuários

Setor de Máquinas Agrícolas encerra campanha salarial com 12,50% de reajuste

Sindicato garantiu também a manutenção de todas as cláusulas sociais que estavam ameaçadas nas mesas de negociação.